Bahia

Professores do estado participam de Missão Pedagógica em Brasília

Professores da rede estadual participam de Missão Pedagógica na Câmara dos Deputados
Ascom Educação , Salvador | 14/06/2019 às 16:47
Professores da rede estadual participam de Missão Pedagógica na Câmara dos Deputados
Foto: Divulgação
A rede estadual de ensino está representada no Missão Pedagógica no Parlamento pelo professor de História, Lucas Aguiar, que é diretor do Colégio Estadual Professor Rocha Pita, localizado no município baiano de Aratuípe, e pela também professora de História, Ivalcy Bispo dos Santos, do Colégio Estadual Carolina Severiano Mascote, na cidade de Camacã. Eles estão, nesta sexta-feira (14), em Brasília, onde participam da etapa presencial do programa de formação, promovido pela Câmara dos Deputados e direcionado a educadores que têm na escola um espaço importante para a formação cidadã-democrática e que desejam trabalhar temáticas como cidadania, política, democracia e poder legislativo.
A capacitação em educação para a democracia é destinada a professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas públicas. O educador Lucas Aguiar fala da importância do programa na atual conjuntura. “As discussões e vivências sobre a educação para a democracia têm servido, imprescindivelmente, para o questionamento sobre a forma como estamos transformando as nossas escolas em espaços participativos, inclusivos, dialógicos, interativos e democráticos. Ao viver esta experiência fantástica com docentes de todo o país, compartilhando os problemas e desafios impostos ao sistema educacional brasileiro, retornarei à minha unidade escolar motivado, esperançoso e com a convicção de que se não há modelos a serem seguidos, existem aprendizados e experiências que podem ser pontos de partida”.
A professora Ivalcy também falou sobre a importância da participação no Missão Pedagógica no Parlamento. “Trata-se de um programa ímpar de educação para a democracia. Uma experiência que pretendo disseminar, pois somente com o conhecimento de causa, como se processam as leis, as discussões nos parlamentos nas instâncias federal, estadual e municipais podemos, de fato, interferir e exercer a democracia. E o protagonismo estudantil é imprescindível para que de fato ela ocorra. Creio ser esta uma das melhores experiências de minha prática docente”.
Missão Pedagógica – O Missão Pedagógica no Parlamento é dividido em dois módulos: o de Encontro presencial de 40 horas, realizado em Brasília, e o de Educação à Distância, de 50 horas. No encontro presencial estão sendo abordados conhecimentos relacionados à democracia e representação; processo de produção das leis; participação do cidadão; conceitos de educação para a democracia e letramento político; o papel da escola para a formação democrática e cidadã; e experiências de projetos pedagógicos de intervenção inspiradores. O programa contempla duas trilhas de aprendizagem. A primeira é “Conhecendo o papel do poder legislativo para a democracia”, oportunizando o aprendizado sobre cidadania, política, democracia e poder legislativo de forma contextualizada e reflexiva. A segunda “Atuando como agente de educação para a democracia na escola”, oportunizando o aprendizado de conceitos e metodologias para a atuação como agente de ações de educação para democracia nas comunidades escolares.