segunda-feira, 23 de setembro de 2019
Bahia

Semana do Meio Ambiente terá ampla programação em Ilhéus

Na quarta-feira (5) será realizado o 2º Encontro do Meio Ambiente
Secom Ilhéus , Ilhéus | 04/06/2019 às 09:53
Limpeza de praias
Foto: A. Moura Santos
O Dia Internacional do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho, uma data significativa que serve para alertar sobre a importância da preservação dos ecossistemas existentes no planeta. A cidade está unida a essa corrente em defesa da natureza, com uma vasta programação para celebrar a data. A Prefeitura de Ilhéus abre oficialmente, nesta quarta-feira (5), a série de atividades que programou para a Semana do Meio Ambiente, que se estenderá até o próximo sábado (8), Dia dos Oceanos.
Na abertura oficial, na quarta-feira (5), será realizado o 2º Encontro do Meio Ambiente com solenidade às 17 horas, no Barravento Praia Hotel. O evento inclui apresentação dos trabalhos desenvolvidos ao longo do último ano, painel de Licenças Ambientais, evolução das legislações e ações de fiscalização. Ainda na programação, os resultados do Projeto de Arborização Urbana, apresentações das propostas de Pagamentos de Serviços Ambientais (PSA), Eliminação das lixeiras viciadas e Programa Ilhéus sem Canudos.
Em paralelo à solenidade de abertura da Semana, o prefeito Mário Alexandre exibirá a mesma apresentação que fez em Washington, durante encontro da Plataforma Global Cidades Sustentáveis (GPSC), no início de maio último. O chefe do Executivo Municipal falará sobre sua experiência nos EUA e o privilégio de representar o município de Ilhéus, sendo uma das quatro cidades brasileiras escolhidas para fazer parte do acontecimento internacional promovido pelo Banco Mundial.
Dia Mundial dos Oceanos – O dia 8 de junho tem como objetivo ressaltar a importância dos oceanos para o equilíbrio da vida no planeta e conscientizar a sociedade sobre os perigos das atividades humanas nos ecossistemas oceânicos. Em Ilhéus, as ações cortam a cidade fazendo uma blitz educativa para conscientizar a população sobre o descarte correto dos resíduos. Haverá atividades no cais (centro), limpeza de praia e mangue e conscientização com alunos do Colégio da Polícia Militar (CPM).
Na zona sul da cidade, a Associação de Moradores do Hernani Sá realizará mutirão de limpeza na localidade. A movimentação contempla a retirada de resíduos do canal e o plantio de árvores nativas no bairro. Já a Loja Maçônica Amparo e União, juntamente com o Capítulo Demolay, promove articulação entre os moradores do bairro Jardim Atlântico e adjacências. As ações terão o acompanhamento da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Secsurb). No final da manhã, os participantes se reunirão no cais, em frente ao Satélite Remo, no centro.
A Semana do Meio Ambiente será coordenada pela Superintendência do Meio Ambiente (Sema), vinculada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, com participação das demais secretarias municipais e parcerias com o Ministério Público (MP), Associação Comercial e Industrial de Ilhéus (ACII), Satélite Remo, Grupo de Amigos da Praia (GAP), Instituto Nossa Ilhéus (INI), Loja Maçônica Amparo e União, Capítulo Demolay, Associação de Moradores do Hernani Sá, Polícia Militar (PM) e Guarda Civil Municipal (GCM).