Bahia

Estado e escolas de governo discutem sobre educação corporativa

Evento é promovido pelo Comitê de Educação Corporativa e capitaneado pela Saeb
Ascom Saeb , Salvador | 14/05/2019 às 19:08
Promover o diálogo entre as unidades de educação corporativas e secretarias de governo. Este é o objetivo do III Encontro de Educação Corporativa no Estado da Bahia, que acontece no auditório da Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia, em Salvador. Voltado aos gestores das secretarias e das escolas de governo presentes da administração pública baiana, bem como aos servidores estaduais interessados, o evento está com inscrições abertas, no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br), e acontece nos dias 6 e 7 de junho.
Conhecido entre os servidores como Universidade Corporativa (UCS), o Sistema de Educação Corporativa do Serviço Público é composto por uma rede de unidades de educação e escolas de governo, com atuação em 49 órgãos estaduais. A articulação desta rede pretende dar destaque à educação como elemento estratégico para o exercício de políticas públicas, já que possibilita ao funcionalismo o desenvolvimento de competências e conhecimentos necessários à implantação destas políticas.
“A proposta do Encontro é colocar em discussão competências estratégicas que permeiam as políticas públicas estaduais e refletir sobre como desenvolvê-las no cotidiano das organizações”, declara a coordenadora de educação corporativa e aprendizagem organizacional da Secretaria da Administração (Saeb), Teca Ramos. A expectativa dos organizadores é que aproximadamente 500 pessoas participem do evento.
Programação – Com o tema “O Desafio do Salto Quântico na Implementação das Políticas Públicas”, o encontro vai realizar quatro painéis, que irão abordar temas transversais à educação corporativa e à execução de políticas públicas pela administração estadual. Serão dois painéis a cada dia de evento, além da apresentação de cases, grupos de discussão e atividades culturais.
O primeiro painel irá abordar a transversalidade das políticas e a competência de raciocínio sistêmico, com o tema Políticas transversais X transversalidade das políticas: Desafio de aprendizagem do raciocínio sistêmico e os processos de educação corporativa. Já o segundo painel trata da investigação e intervenção de modelos mentais, apontando políticas públicas que requerem grandes mudanças de cultura nas organizações – como aquelas relacionadas aos direitos humanos, combate ao racismo institucional e de equidade de gênero. O tema será Política Pública X Cultura institucional: O desafio de transformar intenção em ato.
O segundo dia de programação também se dividirá em dois momentos. Pela manhã será discutido o equilíbrio entre as demandas sociais e o contigenciamento de recursos para políticas públicas, no painel Infraestrutura, escassez e qualidade: O desafio de exercitar a tensão criativa entre o desejado e o possível. Por último, o quarto painel do encontro – O alcance das políticas públicas na diversidade de contextos e interesses: o desafio do diálogo – vai tratar da aprendizagem em grupo, apresentando políticas que são desenvolvidas com a participação de diversas instituições.
Realizado pela UCS/Saeb, com promoção do Comitê de Educação Corporativa, o encontro conta com a parceria da Escola Estadual de Saúde Pública, das secretarias de Saúde (Sesab), de Segurança Pública (SSP) e da Educação (SEC), Casa Civil, Prodeb, Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) e universidades estaduais do Sudoeste da Bahia (Uesb) e de Feira de Santana (Uefs). Mais informações pelo telefone (71) 3115-1679.