Bahia

Lauro: Escolas municipais iniciam ano letivo com novas disciplinas

As aulas tiveram início nesta quinta-feira (07)
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 08/03/2019 às 09:09
Volta as aulas
Foto: Edgard Copque

As aulas da Rede Municipal de Ensino de Lauro de Freitas tiveram início nesta quinta-feira (07). Este ano, as 79 unidades escolares recebem mais de 27 mil alunos matriculados na Educação Infantil, Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com inovação no currículo, os 200 dias letivos terão aulas voltadas à proposta da cultura digital, projetos pedagógicos e novas disciplinas. 

O ano letivo 2019 vem com novidades de acordo a coordenadora de Educação Básica, Cristina Kavalkievicz. “Estamos construindo um currículo para educação de Lauro de Freitas inovador. Este ano, as disciplinas de cultura e história afro-brasileira e indígena foram introduzidas, além de inglês e educação física para as escolas que ainda não tinham. A arte com ênfase em música, em processo de construção no currículo, será um diferencial ao longo do ano”, destacou.

 

Primeiro dia


Na Escola Municipal Gregório Pinto de Almeida que atende mais de 300 estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental e EJA, o primeiro dia de aula foi de sugestões e planejamento entre alunos, professores e comunidade. “Fizemos apresentação da escola e definimos estudantes líderes dos nossos projetos entre os núcleos de artes, esporte, comunicação, cultura e pedagógicos. O conceito é desenvolver atividades a partir dos interesses da comunidade escolar”, explicou Socorro Ferreira da Costa, diretora da escola.

Lara Camile Pereira, 15, iniciou o 9º ano e ficou animada com as propostas da escola. “Estamos pensando em vários projetos. Ano passado apresentamos os 100 anos de Nelson Mandela e agora queremos fazer trabalhos voltados a literatura de cordel e algumas ações sociais” disse ela, revelando estar com boas expectativas. Esperando que 2019 seja ainda melhor, Ester Correia, 14, aluna do Eja, sugeriu aulas de danças e confirmou participação na oficina de boxe.

 

Preparação das escolas


Para melhor atender os alunos e garantir mais qualidade no ensino, as escolas municipais passaram, durante as férias, por benfeitorias em suas estruturas. Dentre as ações já realizadas estão: pintura predial, manutenção em instalações elétrica, telhados e banheiros, além da limpeza de caixas d’água e retirada de inservíveis.

 

Matrículas Eja


A Semed informa ainda que as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos continuam abertas para o noturno enquanto houver vagas. Para realizar matrícula, é necessário comparecer a unidade em que deseja estudar e apresentar o histórico escolar (original), duas fotos 3x4 e cópia da certidão de nascimento e/ou casamento. 25 escolas da rede oferecem a modalidade de ensino.