Bahia

Meio Ambiente intensifica fiscalização de esgotos irregulares em Lauro

A ação identificou ligações inadequadas na rede de água pluvial
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 21/02/2019 às 18:56
A ação identificou ligações inadequadas na rede de água pluvial
Foto: divulgação

Equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh), em cooperação com agentes operacionais da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), intensificou, nesta quinta-feira (21), a fiscalização e notificação de conexões irregulares de esgotamento sanitário em imóveis nas proximidades da Rua Martiniano Santana, em Ipitanga. A ação identificou ligações inadequadas na rede de água pluvial, incidência de despejo de águas provenientes da totalidade do esgoto doméstico e outros efluentes.  

As ligações irregulares identificadas pela equipe da Semarh e agentes da Embasa foram constatadas a partir de vistoria visual nas ruas, teste com permanganato - um composto oxidante de coloração vermelho forte que auxilia no mapeamento dos canais de esgoto - e pela aplicação de hidrojato nas tubulações. “Hoje viemos auxiliar a Semarh no serviço de caça esgoto. Executamos as práticas de identificação e a equipe do Meio Ambiente está notificando os imóveis”, destacou Edicarlos Santiago, técnico operacional da Embasa.  

As ações de fiscalização também serão intensificadas nos bairros de Vilas do Atlântico e Buraquinho, como afirma o secretário da Semarh, Alexandre Marques. “Detectada as irregularidades, estamos notificando e pedindo mais uma vez aos proprietários que apresentem o projeto de esgotamento sanitário de seus imóveis. A constatação de irregularidades é passível de multas frente a lei dos crimes ambientais”, enfatizou. Em julho do ano passado a Semarh já havia notificado imóveis do bairro de Ipitanga a apresentarem seus projetos de construção.   

A Semarh conta também com apoio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) para o monitoramento e administração da galeria pluvial do município, e da Secretaria da Fazenda com o levantamento de dados de imóveis construídos no entorno do Rio Sapato em Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho, para identificar os proprietários que ainda não apresentaram à Semarh seus sistemas de esgotamento sanitário.