quinta-feira, 25 de abril de 2019
Bahia

Lauro de Freitas: Dirigentes escolares iniciam formação em gestão

A formação capacita dirigentes eleitos por consulta pública sobre perspectivas da gestão democrática escolar
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 12/02/2019 às 08:49
Formação de Gestores
Foto: Edgard Copque

Cerca de 150 diretores e vice-diretores da rede municipal de Educação de Lauro de Freitas iniciaram, nesta segunda-feira (11), na Escola Dois de Julho, o curso de Formação de Gestores, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). A formação capacita dirigentes eleitos por consulta pública sobre perspectivas da gestão democrática escolar. O primeiro dia foi aberto com palestra pela manhã e oficinas durante a tarde na UNINASSAU (Faculdade Maurício de Nassau).

Durante a palestra da doutora em Educação Lanara Guimarães, os diretores e vice-diretores foram provocados a refletir sobre a importância de fortalecer as instâncias colegiadas na gestão democrática. As atribuições dos dirigentes na construção de competências na gestão escolar também foram discutidas, além das perspectivas de qualidade na educação como compromisso para consolidar o ensino democrático.

Construir uma maior unidade na gestão escolar e ampliar a qualidade e equidade no ensino são alguns dos pontos considerados pelo secretário de Educação, Paulo Gabriel Nacif. “A formação de gestores se caracteriza pela retomada da consulta pública para dirigentes, iniciada pela prefeita Moema Gramacho em 2007. Estamos formando os gestores para discutir como eles atuarão em conformidade aos estudantes e comunidade”, pontuou.

Diretora eleita do Centro de Educação Infantil Doutor Djalma Ramos, Noemia Verucia reforça que a formação de gestores serve para alinhar o profissional sobre fatos que perpassam a sala de aula. “É preciso trabalhar práticas que desafiam a educação aberta e participativa. Este processo se inicia quando nos colocamos a disposição da gestão escolar e temos em contrapartida o apoio da rede educacional”, disse.

Na mesma linha de pensamento, Ricardo Campos destaca o aspecto de gestão democrática. “A formação é uma garantia para que todos contemplem o sentido de cidade educadora. Ela está para nortear as futuras ações e balizar as experiências que se contrapõem e se encontram no contexto da educação”, afirmou o diretor da Escola Jovina Moreira Rosa.  

O curso de Formação de Gestores continua nos dias 12, 13 e 14 com oficinas sobre rotina administrativa, inclusão e cidadania, desafios na escola e autoconhecimento, além de planos, programas, projetos e outros, na UNINASSAU, das 8h às 17h. No dia 15, será realizada uma conferência de encerramento com o ex-deputado e ex-membro do Tribunal de Contas dos Municípios, Zilton Rocha, às 9h, na Escola Dois de Julho, Itinga.