Bahia

FEIRA faz seleção para guardas-mirins e forma cidadãos desde cedo

Com informações da Secom PMFS
Tasso Franco , da redação em Salvador | 21/01/2019 às 18:06
Pablo Roberto, da Seprev
Foto: PMFS

Pouco mais de 10% dos 763 candidatos inscritos no processo seletivo para a guarda mirim não apareceram para fazer a prova, aplicada na manhã deste domingo, 20, no Instituto de Educação Gastão Guimarães. A abstenção foi considerada na margem do esperado pela organização da seleção e a aplicação das provas foi tranquila.

O gabarito, segundo Carlos Almeida, coordenador da Seleta Concursos, que aplicou as provas, deverá ser divulgado até quarta-feira, 23. E o resultado deverá ser publicado ainda na próxima semana. “A redação, por motivos óbvios, demora um pouco mais do que a parte (objetiva) que é corrigida eletronicamente”.

A parte escrita – matemática, português e história de Feira de Santana, mais redação, corresponde à primeira parte do processo. A segunda é a avaliação social. A Secretaria de Prevenção à Violência abriu 200 vagas à guarda mirim. As aulas da Escola da Guarda Mirim, no Jardim Acácia, serão iniciadas no dia 20 de fevereiro.

O prefeito Colbert Filho, que esteve no IEGG, disse que a formação da Guarda Mirim é um avanço, principalmente na formação pessoal, escolar e intelectual dos adolescentes. “Todos os aprovados passarão a frequentar a escola em tempo integral. E esta frequência à escola é muito bom para a formação de todos eles”.

Formação de cidadãos

O titular da Seprev, Pablo Roberto, afirmou que a escola tem como objetivo a formação de cidadãos conhecedores dos seus direitos e dos seus deveres. Os aprovados são aspirantes. Se formarão Guardas Mirins depois de um curso de quatro meses.

“Esta é uma porta de oportunidade que o município está oferecendo aos seus adolescentes para que se formem homens responsáveis”, disse o secretário. “Depois de formados guardas mirins, poderão ser aproveitados em instituições públicas e privadas”. Neste caso passam a ter direito à bolsa.

Esteve presente durante a aplicação da prova o secretário interino da Seprev, Pedro Américo.

MÃES ANSIOSAS

As mães, sempre elas, foram ampla maioria entre pais e responsáveis que acompanharam os candidatos até o portão de acesso aos locais das provas do processo seletivo da Guarda Mirim, neste domingo, 20, no Instituto de Educação Gastão Guimarães. Foram dar uma força aos filhos. Muitos deles enfrentavam uma prova desta natureza pela primeira vez. Daí a necessidade da presença materna, acreditam.

Ficaram na área externa até o último minuto, antes do horário do fechamento do portão principal do IEGG. Algumas apresentavam tranquilidade. Outras, nem tanto. O vestibulinho também mexeu com todas elas que compartilham triunfos ou fracassos com os filhos.

Incentivando o sonho do filho

Dona Márcia Feitosa companhou o filho Márcio Feitosa até quando foi informada pela organização que precisava se retirar. “Estou aqui ansiosa e incentivando o sonho do meu filho, que é ser policial quando estiver homem”. O menino, de 14 anos, disse que estava confiante. “Estou preparado para responder tudo”. E foi para a sala.

O melhor preparado será aprovado

“Estou tranquila”, afirmou dona Jocenir dos Santos Passos, mãe de Ítalo Santos, 16 anos e que mora na Asa Branca. Elogiou a organização do processo seletivo. “Quem estiver melhor preparado vai ser aprovado”. Está confiante que o filho vai estar entre os 200 classificados. “Estamos nesta expectativa”.

Expectativa boa, afirma mãe

Dona Érica da Silva, que mora no Aeroporto, região do bairro Santo Antônio dos Prazeres, disse estar confiante com relação à participação de Yury Barbosa, seu filho, e de João Gabriel, irmão dela. “Estão preparados e acredito que serão aprovados”.