Bahia

Lauro:Devotos lotam Praça da Matriz na missa a Santo Amaro de Ipitanga

Missa aconteceu nesta terça-feira(15)
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 15/01/2019 às 17:19
Devotos lotam Praça da Matriz para missa em reverência a Santo Amaro de Ipitanga
Foto: divulgação

A Praça da Matriz amanheceu abençoada por uma chuva fina nesta terça-feira, 15, data em que se comemora Santo Amaro de Ipitanga, padroeiro de Lauro de Freitas. E foi assim, com chuva, que o bispo auxiliar Dom Estevam dos Santos presidiu, nesta manhã, a missa campal, acompanhado pelo pároco Juraci Gomes, padres e diáconos. Antes do final da celebração o sol brilhou forte. Protegidos por toldos, devotos lotaram a praça para louvar e reverenciar o santo protetor.

Com mensagem de paz para o bem do mundo, das famílias e da cidade, Dom Estevam exaltou os sinais de santidade fundamentais para uma vida abençoada, como a tolerância, piedade, alegria, entusiasmo e oração. “Temos que agradecer a Deus que nos alimentou com sua palavra e sua presença nesta eucaristia que é o passaporte para a santidade de todos os santos anônimos”. O bispo auxiliar destacou também a importância do padroeiro para o município de Lauro de Freitas. “Santo Amaro de Ipitanga tornou-se um sinal da presença de Deus em Lauro de Freitas”.

Ao lado de secretários e vereadores municipais e da deputada estadual Olivia Santana, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, agradeceu aos presentes e aos organizadores da festa que deram vida à Praça da Matriz durante os dias de novena e quermesse.

“Hoje é dia de agradecer a Santo Amaro de Ipitanga por abençoar essa terra. A cidade começa sua história a partir desta igreja, então temos que comemorar. Tenho a honra de participar mais uma vez dessa celebração que está sendo realizada na Praça porque estamos reformando e restaurando nossa igreja, para proporcionar mais conforto a todos que frequentam a paróquia”.

A centenária Igreja de Santo Amaro de Ipitanga está na primeira fase da reforma que consiste na troca do telhado. Patrimônio histórico tombado, a reforma é realizada de maneira cuidadosa para preservar suas características. Todas as intervenções são acompanhadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. Após a conclusão do telhado serão realizadas a segunda e terceira etapas que consistem na reforma da parte elétrica e hidráulica, pintura e iluminação cênica do templo que completa 411 anos de fundada.

Acolhido com uma salva de palmas pelos devotos de Santo Amaro de Ipitanga, o padre Juraci Gomes, pároco da Igreja da Matriz, revelou que aquela era a missa da gratidão. “Se essa festa é sucesso é porque todos vestem a mesma camisa e calçam a mesma sandália que eu. A camisa da igualdade e a sandália da humildade”. Nos últimos dois dias o padre Juraci esteve internado numa UTI se recuperando de um mal estar cardíaco.

O sacerdote agradeceu a todos que contribuíram para que a festa acontecesse. Vereadores, devotos, secretários, comerciantes e a prefeita. “Obrigada Moema pelo esforço, acolhimento, confiança e respeito com que nos recebeu e nos atendeu” Para finalizar a celebração, padre Juraci entoou junto com o povo o refrão da música “O que eu sou sem Jesus”, do padre Alessandro Campos, sertanejo que fará o show de encerramento dos festejos nesta terça-feira (15) às 20h, e o hino a Santo Amaro, acompanhado pelos fiéis. 

Emocionada, a aposentada Ana Maria revelou que a celebração pelo dia de Santo Amaro de Ipitanga é um momento de renovação da fé. “Parece que a gente se fortalece. Nossa fé aumenta e faz a gente acreditar ainda mais na presença de Deus em nossas vidas. Viva Santo Amaro de Ipitanga”.

Após a missa a imagem de Santo Amaro de Ipitanga foi levada em carreata pelas ruas de Lauro de Freitas até a comunidade de São Pedro, no Joquei Clube. Às 16h a imagem retorna em procissão à Praça Matriz onde será rezada a última missa desse dia de celebrações. Realizada pela paróquia, a festa do padroeiro tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), em parceria com outros órgãos municipais.