Bahia

Prefeitura apresenta projeto de requalificação do Largo do Caranguejo

Projeto foi apresentado nesta sexta-feira(4)
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 05/01/2019 às 08:01
Lauro: Prefeitura apresenta projeto de requalificação do Largo do Caranguejo
Foto: divulgação

Referência como ponto de cultura e lazer para a comunidade de Itinga, o Largo do Caranguejo será inteiramente requalificado. O projeto, apresentado por representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, nesta sexta-feira (4), agradou aos comerciantes e frequentadores. A obra, um investimento de R$ 544.284,51, com recursos federais e de contrapartida da Prefeitura, tem prazo para conclusão de seis meses e será executada pela Osolev Construtora.

A requalificação prevê a troca do telhado, que será elevado para melhorar a  ventilação na área dos boxes, e a substituição das pastilhas do piso central. O monumento, que será recuperado, sai do meio da praça para uma posição de mais destaque na lateral, além de possibilitar um aproveitamento maior do espaço na área central. Na altura da curva, logo após o ponto de ônibus, haverá um recuo que vai colaborar com a fluidez do trânsito na localidade.

A requalificação do Largo do Caranguejo visa aumentar a freqüência das famílias no lugar, que é referência para o município, conforme explicou o secretário da Seinfra, Vidigal Cafezeiro. “Vamos melhorar o espaço para incentivar a prática de atividades culturais e educativas, além de oferecer conforto aos frequentadores e comerciantes”. A praça tem tradição como espaço de apresentações culturais e manifestações políticas.

Para Silvestre Santos, dono do tradicional Bar do Silvestre, “a reforma é uma luta antiga e muito bem vinda. Só precisamos cuidar da praça depois. A Prefeitura vai fazer a reforma, mas para que a praça continue bonita depende de nós”. Joselito de Jesus, proprietário do Bar do Zelito, confessou estar ansioso para ver o resultado. “Ficamos muito satisfeitos com o projeto apresentado, mas vou ficar mais feliz ainda quando estiver tudo pronto”.

As barracas e ambulantes que desenvolvem suas atividades em torno do Largo também serão relocadas. A Prefeitura vai construir um camelódromo que abrigará todos os ambulantes da localidade. O Largo do Caranguejo foi batizado com este nome em homenagem a Antônio Pereira dos Santos, popularmente conhecido por Antônio Caranguejo por vender a iguaria onde hoje é o Largo. Personagem da história do município, “Seu” Antonio também foi um dos criadores de uma das mais importantes festas populares do município, a Lavagem do Caranguejo.