Bahia

Educação Profissional e Tecnológica prepara para o mundo do trabalho

A Secretaria da Educação do Estado tem ampliado e expandido a oferta de cursos para toda a Bahia
Ascom Educação , Salvador | 27/12/2018 às 08:44

O sonho de uma formação técnica ou de montar o próprio negócio tem se tornado viável para os estudantes que podem optar em fazer um curso técnico de nível médio, se preparando para o mundo do trabalho ou para ser um empreendedor. Para tanto, a Secretaria da Educação do Estado tem ampliado e expandido a oferta de cursos para toda a Bahia. Para se ter uma ideia, neste ano, foram ofertadas 160 mil vagas. 

O número de unidades ofertantes na rede estadual, entre 2015 e 2018, também foi ampliado de 172 para 225 e o número de cursos de 71 para 83. Dentre as 225 unidades ofertantes, 38 são Centros Estaduais de Educação Profissional e 41 são Centros Territoriais, com 34 anexos de Centros com ofertas exclusivas de cursos técnicos de nível médio. As demais 112 unidades ofertantes são compartilhadas. Além disso, estão sendo ofertados cursos de qualificação de curta duração em diversas unidades escolares, fazendo com que a Educação Profissional chegue a mais de 340 municípios. 

Estes números refletem os avanços da rede de Educação Profissional do Estado da Bahia no cenário nacional, que é apontada como a segunda maior do Brasil e a primeira do Nordeste. Além da oferta de cursos pelo próprio Estado, a Secretaria da Educação também é executora de programas federais como PRONATEC FIC, MEDIOTEC e PROJOVEM Urbano e Rural. 

A oferta dos cursos é contextualizada nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, considerando a pluralidade e diversidade cultural, bem como as suas características socioeconômicas e ambientais. Deste modo, os estudantes são preparados para uma inserção no mundo do trabalho e, também, para serem empreendedores sociais e agentes de transformação nos locais onde vivem. Além disso, os estudantes contam com o incentivo de programas estratégicos do Governo como o Primeiro Emprego, que lhes garante a primeira experiência profissional. 

Fábricas-escolas são instaladas na capital e no interior - Quanto à Educação Empreendedora, a Secretaria da Educação do Estado tem fomentado a instalação das Fábricas-Escolas. Já foram inauguradas a Fábrica-Escola do Chocolate, vinculada ao Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Baixo Sul, no município de Gandu; a Fábrica-Escola do Chocolate Deize Silva Santana, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Nelson Schaun, em Ilhéus; a Fábrica-Escola do Chocolate no Centro de Educação Profissional (CEEP) da Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos, no Assentamento Terra Vista, no município de Arataca; a Fábrica-Escola do Couro, no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Bacia do Jacuípe, no município de Ipirá; e a Fábrica-Escola da Construção Civil no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão Severino Vieira, localizado no bairro de Nazaré, em Salvador. 

Instalados nos Centros de Educação Profissional e Tecnológica, esses equipamentos servem como laboratório para que os estudantes que fazem os cursos técnicos de nível médio tenham aulas práticas e possam desenvolver projetos, pesquisas e intervenções sociais, aperfeiçoando a formação profissional. As fábricas ficam abertas à comunidade local (produtores, cooperativas e agricultores familiares, por exemplo) para a capacitação e certificação de trabalhadores e para a incubação, pré-incubação e aceleração de empreendimentos.

A estudante do curso técnico em Agroindústria com ênfase em Chocolate,  Maria José Ferreira, 44 anos, do CEEP da Floresta e Chocolate Milton Santos, fala sobre as novas oportunidades: "Estou muito empolgada, porque temos a oportunidade de aprender diretamente dentro da fábrica, interagindo com muita prática. O chocolate é uma cultura que está voltando a crescer e tenho muito interesse nesta capacitação para o mercado local". 

Ainda deverão ser instaladas Fábricas-Escolas do Chocolate no CETEP do Médio Rio das Contas, localizado no município de Ipiaú; a Fábrica-Escola da Carne do Sol, em Itororó, no CETEP do Médio Sudoeste da Bahia; e a Fábrica Escola da Maniçoba, em Cruz das Almas, que terá uma parceria com a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) para trabalhar com a cadeia da mandiocultura e seus subprodutos, como beiju, biscoitos, farinha e a própria maniçoba. 

A Fábrica-Escola da Moqueca, em Valença, irá desenvolver tecnologias de processamento de pescados e mariscos, além do desenvolvimento e aperfeiçoamento de pratos típicos regionais. Já a Fábrica-Escola da Carne de Fumeiro, no município de Maragogipe, irá desenvolver tecnologias de processamento de carne suína, pescados e mariscos, principalmente a defumação, em parceria com comunidades quilombolas.