Bahia

Projeto Pequeno Cidadão registra mais de 2 mil atendimentos

Em um dia de ação foram emitidas 1.785 carteiras de identidade
Ascom Saeb , Salvador | 26/12/2018 às 18:06

Um dia de ação foi o suficiente para a Rede SAC atestar mais uma vez sua importância para o exercício da cidadania no interior do Estado. De forma conjunta, 21 unidades receberam o Projeto Pequeno Cidadão no dia 15 de dezembro, registrando 2.103 atendimentos no total. Foram emitidas 1.785 carteiras de identidade e 318 CPF's para crianças até 10 anos de idade.

O objetivo do projeto é facilitar o acesso deste público para a emissão de RG e CPF. Para fazer o agendamento, é necessário que os responsáveis se dirijam aos postos com antecedência, portando certidão de nascimento da criança. A próxima edição nos Postos SAC do Interior será no dia 12 de janeiro de 2019.

O posto de Guanambi foi o que anotou o maior número de emissão de RG, com 194, seguido de perto pelo SAC Brumado, que emitiu 191 carteiras de identidade. Santo Antonio de Jesus liderou com folga a confecção de CPF, com 125. Em seguida, veio o posto de Guanambi, com 60, e o SAC Feira II, com 47 solicitações.

Os documentos necessários para emissão do RG são: Certidão de Nascimento original, legível e sem rasuras, ou cópia autenticada. Para crianças até três anos de idade, é preciso levar foto 3x4, com fundo branco. Vale ressaltar que para os casos de segunda e demais vias será cobrada uma taxa de R$ 36,25.

Para o coordenador dos postos SAC do Interior, Lúcio Pisani, a ação é importante para ampliar o acesso de crianças a serviços básicos de cidadania "É fundamental que eles iniciem o quanto antes o exercício da cidadania, já que o projeto ajuda no processo da confecção do RG, documento que vai facilitar a vida dos pais e responsáveis no dia a dia", disse.

A Rede SAC possui 71 unidades de atendimento, sendo 37 Postos (na capital, região metropolitana e interior) e 31 Pontos SAC. Além disso, operam três rotas do SAC Móvel, unidades itinerantes que percorrem localidades que não possuem SAC. Para outras informações sobre serviços prestados, horários de atendimento e endereços, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza os aplicativos SAC Mobile e SAC Digital, os Portais SAC (www.sac.ba.gov.br) e SAC Digital (sacdigital.ba.gov.br), além da central telefônica de atendimento, através do 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).