Bahia

FEIRA: Jovens conquistam novas perspectivas com JANELAS PARA O FUTURO

Programa da Prefeitura de Feira de Sanrtana
Secom PMFS , Feira | 14/12/2018 às 10:34
Jozélia Araújo
Foto:

Jovens e adultos mudaram o rumo da sua história de vida nesta quarta-feira, 12. Os onze estudantes acabam de concluir as oficinas de informática e orientações para o mercado de trabalho, oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação. As atividades são uma iniciativa do Núcleo de Tecnologia (Nutec/Seduc), em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Zezito Freitas.

Durante a certificação, conhecemos o percurso de Ian dos Santos Aragão, de 24 anos, que foi convidado às oficinas por sua tia, que atua no CREAS, e decidiu fazer o mesmo por seus amigos, chamando-os aos cursos; Vitor Viana, de 20 anos, único colega de Ian que aceitou o convite, já está empregado – ele trabalha com transcrição de textos.

Há também a história de Gilbert Pereira Sales, de apenas 13 anos, mas que já demonstra grande habilidade com informática. E Ana Cláudia Cerqueira Santos, mãe de família, que, ao matricular seu filho, André Santos, no curso, foi convidada a se inscrever e acabou por levar também a filha, Vitória Santos, e ainda o enteado, Fabrício Leite. Nesta quarta-feira, todos foram certificados.

"Enxerguei nos cursos uma porta aberta"

“Decidi ficar porque enxerguei nos cursos uma porta aberta. É importante principalmente para os jovens por que muitos não têm oportunidades e aqui percebem seu potencial”, diz Ana Cláudia.

Os cursos foram realizados no Centro Digital Drance Mattos Amorim, no bairro Baraúnas. Iniciados em setembro, integram o projeto Janelas para o Futuro, iniciativa de inclusão digital da Seduc. Neles, os participantes têm contato com noções e ferramentas básicas de computação – como Word, Excel e PowerPoint – aprendem a elaborar currículos e cartões de visita, além receber dicas para conseguir um emprego. E finalmente adquirem conhecimento sobre ética profissional, postura adequada em entrevistas, entre outros.

O programa buscou atender principalmente jovens em situação de vulnerabilidade social, assistidos pelos CREAS. Para os inscritos também matriculados em escolas de Educação Básica, frequência satisfatória é pré-requisito para a participação.

Reintegração social

A professora Luiza Sales chefe do Nutec, diz que a iniciativa é também uma forma de reintegração social. “Por esse aspecto, é uma forma de garantir que os estudantes continuem avançando também nos estudos regulares”, destaca.

Durante a cerimônia de certificação, a diretora do Departamento de Ensino, professora Jozelia Araujo (foto), parabenizou todos os envolvidos no programa, desde os alunos aos técnicos do Núcleo de Tecnologia e equipe do Centro Digital. “É uma iniciativa que dá perspectiva de vida aos jovens e mostra que se eles tiverem oportunidade, podem ir longe”.

Karla Linhares , coordenadora do Centro Digital, além de também parabenizar os jovens, agradeceu pelo empenho dos profissionais que atuaram no programa. “Às assistentes do CREAS, por sua dedicação; e aos técnicos do Nutec, que foram professores atentos, responsáveis pela difusão do conhecimento mais valioso deste século, que é a tecnologia; sem professores, nenhuma das outras profissões existiria”, defende.