Bahia

Nova escola estadual será construída em Arembepe

A nova unidade escolar terá projeto arrojado
Ascom Educação , Salvador | 12/11/2018 às 08:58
Ato de assinatura da cessão de terreno
Foto: divulgacao

A Secretaria da Educação do Estado irá construir uma nova unidade escolar nas instalações do Colégio Estadual Professora Nadir Araujo Copque, localizado em Arembepe, no município de Camaçari. Para que a obra seja realizada, o terreno da unidade escolar, que pertencia ao município, foi cedido nesta sexta-feira (11), em ato realizado na Prefeitura Municipal de Camaçari. O ato contou com as presenças do senador Walter Pinheiro, que irá reassumir a Secretaria da Educação do Estado nos próximos dias, e do prefeito Antônio Elinaldo da Silva.

 

A nova unidade escolar terá projeto arrojado, que foi apresentado ao prefeito e à comunidade escolar. O Colégio terá oito salas de aula, biblioteca, refeitório, cozinha, quadra poliesportiva coberta, laboratórios e guarita. Para Pinheira a doação do terreno foi fundamental para que a Secretaria realize as intervenções e implemente novos projetos para fortalecer o eixo pedagógico na escola.

 

“A escola está entre as três principais unidades da orla de Camaçari, que tem Arembepe, Monte Gordo e Barra do Pojuca, onde estamos realizando um grande esforço para o aprimoramento do aprendizado nas escolas. Além desta iniciativa de melhorar as condições físicas com quadra, laboratórios e refeitórios, a unidade já começa, a partir desta reestruturação, com um novo conceito que é a oferta da Educação Profissional. Com isso, o aluno não precisará se deslocar para o centro da cidade para buscar um curso técnico de nível médio”, disse.

 

Pinheiro ainda ressalta o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado na Educação. “Essas melhorias com novas unidades e reformas vêm acompanhadas de uma formação de 24 mil professores que estão aptos a atender os estudantes dentro de uma pedagogia que alia o conhecimento desenvolvido atrelado à tecnologia, ciência, cultura, arte e esportes. Uma novidade que foi conversada pelo governador Rui Costa é a inserção, a partir de 2019, de coordenadores esportivos nas escolas, nos mesmos moldes que acontecem no projeto ‘Escolas Culturais’. Isso seria mais uma ação pedagógica ligada ao que acreditamos como uma educação integral do estudante”, relatou.

 

Presente ao ato, a diretora do colégio, Guilhermina Souza, falou sobre as expectativas da comunidade escolar. “Para gente é um sonho realizado. Estamos há muitos anos na batalha para conseguir uma estrutura que fosse digna para o aprendizado dos moradores da região. Temos ótimos alunos e professores que merecem essa oportunidade, pois o empenho pela educação de qualidade é exercitada diariamente. Ficamos felizes e na perspectiva da nova escola”, contou.

 

A estudante Tailane Soares, 17 anos, também destacou a importância de uma nova escola para o processo de ensino e aprendizado. “Ensino de qualidade a gente tem na escola, mas é necessária uma base, pelo conforto e tudo que envolve a motivação para o estudo. Mesmo estando no último ano na escola, também acredito que é um espaço para a comunidade, que pode ser aproveitada para o incentivo ao esporte e atividades que contribuam para a formação do estudante e comunidade como um todo”, ressaltou.