Bahia

ITAGI: Escola estadual tem Educação Ambiental com horta e jardinagem

Com informações da SEC
SEC , Salvador | 19/10/2018 às 17:38
Importância da responsabilidade ambiental
Foto:

Estudantes da Escola Julieta Pontes Viana, localizada no município de Itagi (a 424 km de Salvador), estão participando de uma experiência que proporciona uma nova realidade na unidade. Por meio do projeto Novo Mais Educação, com a disciplina Educação Ambiental, os alunos desenvolvem uma horta escolar que contribui para a merenda, além de atividades de jardinagem que deram uma nova repaginada no espaço escolar. A iniciativa ensina aos participantes sobre a importância da responsabilidade ambiental, assim como, valorização e preservação ambiental da escola.

A diretora da unidade, Eliete Almeida, contou como o projeto vem promovendo um aprendizado na escola. “Desde agosto intensificamos essa atividade e estamos tendo um bom interesse dos alunos em participar. Como não tínhamos espaço para a criação da horta conseguimos um terreno ao lado, cedido pela prefeitura, onde já plantamos tempero verde, coentro, cebolinha, quiabo e alface, todos utilizados na merenda. Neste processo os alunos aprendem tudo sobre o cultivo dos produtos e jardinagem. Também estamos desenvolvendo um projeto para captação de água da chuva que ajudará muito na horta”, destacou.

Para o estudante Cauê Nascimento, 14 anos, do 8º ano do Ensino Fundamental, a experiência está sendo bem gratificante. “Como moro na cidade, não pensei que teria essa oportunidade de trabalhar com uma horta. Está sendo um aprendizado muito recompensador porque também posso contribuir para incrementar a merenda escolar que é servida para todos os colegas”, afirmou.

Ainda segundo a estudante Samile França, 12, do 7º ano do Ensino Fundamental, a jardinagem contribui para melhorar o ambiente escolar. “Estamos fazendo um trabalho muito bacana com a jardinagem. Com muitas flores e plantas conseguimos mudar o espaço. A atividade também criou uma consciência de manutenção e limpeza das áreas da escola, por isso estamos sempre atentos a isso”, ressaltou.