Bahia

ENEM: Escolas estaduais promovem aulões e simulados na reta final

ENEM acointece nos dias 4 e 11 de novembro
Ascom Educacao , Salvador | 08/10/2018 às 17:13
Simulado Enem no Colégio Estadual
Foto: Suâmi Dias

As escolas da rede estadual de ensino estão intensificando as ações de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontecem nos dias 4 e 11 de novembro. Aulões e simulados estão entre as atividades planejadas para este período, com o objetivo de revisar conteúdos e familiarizar os estudantes com o ambiente do exame, chamando a atenção para horários de chegada, material que precisa ser levado e como aproveitar melhor o tempo para as respostas.

 

Nesta semana, os estudantes do Colégio Estadual Thales de Azevedo, localizado no bairro Costa Azul, em Salvador, irão participar de um simulado. A atividade será na quinta-feira (11), das 8h às 12h, e tudo lembrará o dia das provas como, por exemplo, a proibição do uso de aparelhos eletrônicos. Outros dois simulados serão realizados na unidade escolar, nos dias 17 e 25 de outubro.

 

A preparação dos estudantes do Thales de Azevedo também envolve aulas de redação ministradas por estudantes e professores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Uma vez no mês, eles dão aulas de redação no contraturno para os estudantes do 3º ano. Além de dicas, os alunos recebem o feedback dos professores, que corrigem as redações e dão a devolutiva com comentários.

 

Taíse da Paixão, 19, 3° ano, aprovou a iniciativa da escola. “A redação é uma das provas mais importantes do ENEM e contar com este tipo de suporte é muito bom porque podemos nos preparar com mais propriedade. Uma dica que foi abordada por um dos professores foi da gente poder fazer a redação com calme e durante todas as provas e, não se prender a fazer o texto no início ou no final, pois os enunciados das questões das outras provas podem servir de inspiração para as abordagens do texto, pois são temas atuais”, disse a estudante.

 

No Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no Bairro da Paz, em Salvador, aulões estão sendo realizados desde o início do ano, para que os estudantes revisem os conteúdos mais cobrados no ENEM. Os próximos aulões estão marcados para os dias 16, 17 e 18 de outubro. Após isso, serão realizados simulados como a mesma estrutura do ENEM, nos quais os estudantes terão seus conhecimentos testados antes do exame.

 

Aulões ENEM 100% - Paralelamente às atividades nas escolas, a Secretaria da Educação do Estado também está promovendo os Aulões ENEM 100%. A terceira e última edição antes das provas acontecerá nos dias 16, 17, 18, 19 e 22 deste mês, no auditório da Secretaria, no Centro Administrativa (CAB), nos turnos matutino (8h às 11h30) e vespertino (14h30 às 17h30). A atividade reunirá 1.600 estudantes de 40 colégios da rede estadual de Salvador e contará com a participação de professores convidados e momentos de meditação.

  

Conteúdos digitais – A Secretaria da Educação também disponibiliza mais de 6,5 mil conteúdos digitais educacionais gratuitos no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), que são organizados por disciplinas, área do conhecimento, temas transversais, tipo de mídia, acessibilidade e sites temáticos para uso em sala de aula ou como suporte nos estudos. Na plataforma digital consta, ainda, uma rede social educacional denominada Espaço Aberto, na qual professores podem trocar e compartilhar experiências do uso dessas tecnologias. Além disso, há links para softwares de apoio para produção e colaboração, visando que os educadores participem com produção própria.

 

No Portal da Educação, os estudantes também podem acessar as vídeos-aula do programa do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC) – ação estruturante da Secretaria da Educação do Estado que garante aos estudantes que moram em áreas remotas da Bahia a conclusão do Ensino Médio. As aulas do EMITEC são transmitidas, via satélite e em tempo real, para todas as telessalas espalhadas pelo Estado, diretamente do Instituo Anísio Teixeira (IAT).