Bahia

Mais de mil estudantes participam do terceiro ciclo do Aulão ENEM 100%

As aulas também foram transmitidas, via Internet, pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br)
Ascom Educação , Salvador | 25/09/2018 às 04:30
Aulão ENEM 100%
Foto: Emerson Santos

Estudantes do 3° ano do Ensino Médio, de 42 escolas estaduais da capital e da Região Metropolitana, participaram do terceiro ciclo dos Aulões ENEM 100%, promovido no auditório da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no Centro Administrativo (CAB). Os aulões, que reuniram 1.358 estudantes em cinco dias de atividades (dias 17, 18, 19, 20 e 24), foram finalizados nesta segunda-feira com estudantes de Camaçari, Lauro de Freitas e Salvador. A iniciativa visa preparar os estudantes para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que será realizado nos dias 4 e 11 de novembro. As aulas também foram transmitidas, via Internet, pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

 

“A Bahia foi o Estado que registrou o maior número de inscrições para o ENEM no Nordeste e o terceiro em todo o Brasil, com mais de 400 mil inscritos. Desde o ano passado estamos realizando o projeto ENEM 100% para orientar, mobilizar e fomentar a participação dos nossos estudantes. O projeto, além do aulão, engloba outras ações estratégicas voltadas para o fortalecimento das aprendizagens, contribuindo para a preparação dos estudantes e o acesso ao Ensino Superior”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

 

O próximo ciclo será realizado no mês outubro, nos dias 16, 17, 18, 19 e 22, envolvendo a participação de estudantes de outras localidades. A iniciativa conta com professores parceiros de cursos pré-vestibulares tradicionais da cidade e de professores do programa Ensino Médio por Intermediação Tecnológica (EMITEC), da Secretaria da Educação do Estado. Nas aulas, de todas as disciplinas, são contemplados os conteúdos mais cobrados no exame para que o estudante melhore o seu desempenho nas provas e na redação.

 

A estudante Yrlanna Figueiredo, 16, do Colégio Estadual Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado em Camaçari, falou sobre a iniciativa. “Hoje tive a oportunidade de assistir aulas de Sociologia e Física e gostei muito das abordagens dos professores”, comentou a estudante, que almeja cursar a faculdade de Direito.

 

Quem também aproveitou muito as dicas e revisões dos assuntos do ENEM foi a estudante Marcela Santos, 17, do Colégio Estadual Gonçalo Muniz, em Camaçari. “As aulas foram muito divertidas e, desta forma, os assuntos ficam mais fáceis da gente aprender e revisar em casa as questões”, afirmou.

 

Sobre o ENEM 100% - O ENEM 100% tem como finalidade orientar, mobilizar e fomentar a participação dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual, com foco na realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A ação está organizada em etapas, como a mobilização nas unidades escolares; inscrição e registro dos inscritos e fortalecimento das aprendizagens, o que inclui os aulões, que estão sendo realizados desde o mês de junho.