Bahia

Prefeitura debate com lideranças melhorias para o Quintas do Picuaia

O diálogo com a gestão também buscou incentivar perfis de liderança da comunidade
Mara Campos , Salvador | 21/09/2018 às 20:34
O diálogo com a gestão também buscou incentivar perfis de liderança da comunidade
Foto: div

A Prefeitura de Lauro de Freitas reuniu lideranças do Loteamento Quintas do Picuaia PAC II, na tarde desta quinta-feira (20), no CAIC, a fim de incorporar os moradores na elaboração e acompanhamento do Programa de Saneamento Integrado da região. Na reunião foi proposto um levantamento das demandas locais para revisão do diagnóstico participativo criado em 2015. O diálogo com a gestão também buscou incentivar perfis de liderança da comunidade.

 

Entre melhorias na urbanização de ruas, esgotamento sanitário, mais saúde e educação, a pastora Rita de Jesus Almeida, 63, destacou que segurança é uma urgência da localidade. “Precisamos dessa melhora, que deem providências e resolvam nossos problemas. Creio que esse projeto vai por diante e que a prefeita vai conseguir fazer os trabalhos”, disse. O programa de Saneamento do Loteamento Quintas do Picuaia define que as obras estarão finalizadas até dezembro.

 

A moradora Firmina Brito, 72, avalia o projeto com positividade. “Em nome de Jesus essas obras vão sair. Confio na gestão da prefeita. Fiz até um desenho de uma rua esburacada, cheia de mato, para que ela tome conhecimento da situação. Mas o projeto já está caminhando e vai dar certo”. Os moradores e lideranças participaram de uma dinâmica para relacionar as necessidades da comunidade que servirão de complemento e revisão do diagnóstico participativo. A nova lista de demandas será encaminhada às secretarias municipais para subsidiar políticas públicas.

 

As lideranças terão mais um encontro sobre a revisão do diagnóstico participativo na próxima quinta-feira (27), na Igreja Ministério pela Fé. Em outro ponto da reunião, os representantes da comunidade refletiram como a atuação do líder pode influenciar os demais moradores na participação e criação de propostas para a educação, saúde, meio ambiente, segurança, transporte, infraestrutura, esporte e lazer.

 

Projeto físico e técnico social

 

O projeto físico está sendo custeado por recursos do PAC 2 e prevê dragagem do Canal Picuaia, drenagem, pavimentação, urbanização, esgotamento sanitário,  iluminação pública e outras intervenções.  As secretarias de Infraestrutura (SEINFRA), de Meio ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SEMARH), de Serviços Públicos (SESP), e de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), são as principais pastas na execução dos serviços.

A VPL - Excelência de Projetos Limitados é a empresa responsável por realizar o projeto técnico social, que está sendo acompanhado pela SEINFRA. Financiado por recursos federais, o projeto prevê a execução de oficinas e palestras socioeducativas, feira de artesanato, horticultura orgânica, atendimento domiciliar, além de reuniões com as lideranças.