Bahia

Dias D’Ávila recebe nova sede da 2ª Retran e atende demandas da RMS

Aconteceu em Diasd D'Ávila nesta quinta-feira, 16
Da Redação ,  Salvador | 16/08/2018 às 17:40
Renatran
Foto: Alberto Coutinho


Foi inaugurada pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), nesta quinta-feira (16), a nova sede da 2ª Regional de Trânsito (Retran) de Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A unidade, instalada no bairro Imbassay, agora dispõe do sistema de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH) e passa a atender às demandas locais de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

O espaço abriga galpão para vistorias, salas de processamento de dados e guichês de atendimento. A nova sede faz parte do projeto de regionalização dos serviços do Detran. Segundo a assessora da diretoria geral do órgão, Eunice Ramos, a 2ª Retran em Dias D’Ávila tem porte de Ciretran [Circunscrição Regional de Trânsito], possuindo autonomia, estrutura e informatização necessárias para prestar serviços a veículos e condutores, sem que a população precise se deslocar para Camaçari ou outras cidades vizinhas. 

O sistema RENACH e a introdução de computadores ligados à rede permitem a coleta das impressões digitais, a chamada biometria, assim como da assinatura e da fotografia digital, que são colhidas no momento do atendimento, tornando, assim, o procedimento muito mais prático e ágil, tanto para o cidadão, quanto para o órgão, no que se refere à velocidade no processamento das informações. 

Dentre os demais serviços oferecidos pela 2ª Retran, estão: primeiro emplacamento, vistoria de veículos, transferência de propriedade, troca e escolha especial de placa, mudança de categoria do veículo, mudança de município do veículo, alteração de dados cadastrais do proprietário do veículo, entre outros.