quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Bahia

Terminal ônibus da Estação Aeroporto do Metrô atende 100 mil pessoas

Terminal ônibus da Estação Aeroporto do Metrô atende 100 mil pessoas
Da Redação ,  Salvador | 08/08/2018 às 19:51
Terminal da Estação Aeroporto do Metrô
Foto:


Com capacidade para receber mais de 100 mil passageiros por dia, o novo terminal de ônibus do aeroporto foi inaugurado na manhã dessa quarta-feira (8) com a participação de secretários do Estado  da Bahia e representantes da CCR Metrô. O novo equipamento conta com 11.700 metros quadrados de área total, 13 baias para ônibus e três plataformas para embarque e desembarque de passageiros, podendo receber até 91 coletivos por hora. A obra dá mais velocidade e segurança no deslocamento de quem circula pela capital e região metropolitana.

“Essa estação vai atender 37 linhas de ônibus metropolitanos que por aqui vão passar fazendo a integração com o sistema de metrô e com o sistema de ônibus da cidade de Lauro de Freitas”, afirmou o secretário de Infraestrutura Marcus Cavalcanti.


O acesso de pedestres é feito pela passarela que liga o terminal à Estação Aeroporto de Metrô, à Rua Gerino de Souza Filho e à Avenida Santos Dumont. A segurança no local é feita pela equipe de agentes de atendimento e seguranças, que fazem rondas estratégicas, e 28 câmeras de vigilância integradas à sala de supervisão operacional e ao Centro de Controle Operacional (CCO) do Metrô.


O espaço conta com guaritas na entrada e saída, sala de primeiros socorros e sanitários comuns e exclusivos para pessoas com deficiência, como explica o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Demir Barbosa. “O terminal está totalmente de acordo com as normas técnicas de segurança e acessibilidade, com piso tátil, escada rolante e elevador de acesso à passarela, além de sinalização em braile nas escadas fixas. Um conforto maior no deslocamento dos passageiros, principalmente as pessoas que utilizam os ônibus metropolitanos até o centro de Salvador”.


O terminal já está funcionado das 4h45 até 1h e receberá, inicialmente, 36 linhas metropolitanas e uma urbana. O espaço conta com guaritas de entrada e saída, sala de primeiros socorros e sanitários comuns e exclusivos para pessoas com deficiência. Os rodoviários terão um espaço reservado próximo ao terminal, com sala de apoio, copa e sanitários femininos e masculinos, seguindo padrão já disponibilizado nos outros terminais de ônibus administrados pela CCR Metrô Bahia.