Bahia

SEC entrega ampliação e reforma de escolas em Caetité e Caculé

Com informações da SEC
Da Redação , Salvador | 15/07/2018 às 10:49
Reformas de escolas no estado
Foto:




 

A Secretaria da Educação do Estado realizou, neste sábado (14), a entrega de reformas e ampliação do Colégio Estadual Noberto Fernandes, em Caculé, e do Instituto de Educação Anísio Teixeira, em Caetité. As unidades escolares, localizadas na região do Sertão Produtivo, contam agora com nova quadra poliesportiva coberta e reestruturação física. Também localizado em Caetité, o Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo teve a quadra reformada entregue.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, participou dos atos de entrega e falou da importância do trabalho de valorização das escolas. "Esse trabalho tem o objetivo de ampliar as condições de estruturas no aprendizado dos estudantes. A ideia também é ampliar as ofertas de ensino, promovendo também alternativas para o estudante que queira buscar um curso técnico nas diversas áreas da Educação Profissional. Por isso precisamos que a escola nos apresente suas demandas para que possamos trabalhar em cima das necessidades dos alunos e da região. Além de quebramos alguns paradigmas como aquele que pensam que magistério só se faz em sala de aula, o que não é verdade, mas sim, é todo trabalho pedagógico realizado pelo professor no aprendizado dos estudantes", disse.

O diretor Expedito Filho, do Noberto Fernandes, descartou que a reforma traz benefícios para a unidade que completa 65 anos. "Temos 1.150 estudantes e essa reestruturação valoriza bastante a comunidade escolar que é formada por moradores de seis municípios que circundam essa microregião. Mas é claro que com essa iniciativa já buscamos novos caminhos pedagógicos como cursos técnicos e valorização da cultura, como a nossa fanfarra", ressaltou.

A estudante Camile Vitória, 15 anos, contou a motivação de ter uma escola reestruturada. "Há muito estamos necessitando de uma quadra coberta que pode ser um grande incentivo para o esporte e também para a realização de eventos bacanas. Tivemos também uma nova pintura e reestruturação física, o que ajuda bastante a motivar e incentivar um aprendizado mais dinâmico," afirmou.

Já em Caetité, o Instituto Anísio Teixeira, além da quadra esportiva, passa a contar com novas salas e mantém um processo avançado de outras intervenções em toda a unidade, que atende 1400 estudantes dos Ensinos Médio e Fundamental. "É uma grande felicidade conseguirmos essa reforma e ampliação da escola. Como ex-aluna e gestora há oito anos apenas vi algo parecido uma única vez. Agora, além dessa entrega inicial, estamos fazendo as reformas de telhados, hidráulica, elétrica e outras. Também estamos sediando a Escola Cultural que traz nova perspectiva pedagógica para os estudantes", salientou a diretora Cristiane Gondim.

Socioemicional - Na oportunidade o secretário Walter Pinheiro falou sobre a implantação da primeira unidade programa Acolher, no Centro Estadual de  Educação Especial de Caetité. "O objetivo é preparar gestores e professores para que possam ter condições de atender estudantes dentro da perspectiva socioemoicional”, explicou. O secretário também esteve no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo, que teve a quadra totalmente reformada entregue para a comunidade escolar, e no Colégio Estadual Professora Tereza Borges Cerqueira, onde dialogou com professores, estudantes e gestores.