Bahia

Lauro de Freitas organiza preparativos para o São João no município

Lauro de Freitas organiza preparativos para o São João no município
MC , Bahia | 15/06/2018 às 07:44
Reunião na Secult
Foto:


A Prefeitura de Lauro de Freitas dá os últimos retoques na programação e acelera os preparativos para receber os forrozeiros da cidade e Região Metropolitana nos dias 23 e 24 (sábado e domingo) com o mais autêntico arrasta-pé. Para fechar o planejamento, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) está realizando reuniões com representantes das entidades e secretarias envolvidas na organização do festejo. Na pauta, atrações, segurança, suporte em saúde, limpeza e divulgação.

“Mais uma vez estamos mantendo a tradição do forró genuíno, da zabumba, sanfona e triângulo. As famílias de Lauro de Freitas e turistas poderão desfrutar de nossas atrações locais e convidadas que fazem o bom forró nordestino. Com certeza será uma festa belíssima, tranquila e tradicional” destacou o secretário Manoel Carlos dos Santos, que espera receber um grande número de visitantes.

Com a proposta de uma festa de variedades, beleza e tradição, a SECULT prioriza a participação da sociedade. Além dos shows que serão realizados na Praça Matriz, a cidade também vai contar com as festas de bairro, apresentação de quadrilhas e os tradicionais grupos culturais que desfilam pelas ruas do Centro, como: Arrasta Jegue, Samba Junino Tropical, Cangaceiro de Ipitanga, Chapéu&Gravata, Samba Chão.  As atrações para os festejos juninos na Praça estão sendo confirmadas.

Segurança e Infraestrutura

Para garantir a tranquilidade dos forrozeiros, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas articula o planejamento da segurança com a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Secretarias de Saúde, de Desenvolvimento Urbano Sustentável, Desenvolvimento Social, de Trânsito e Transporte, de Políticas para Mulheres, Conselho Tutelar, de Cultura, Juizado de Menores e Direitos Humanos, que participaram da reunião.

Delegado de fiscalização cultural do Conselho de Defesa dos Direitos Humanos, Robson Carlos Muniz, disse que a realização dos festejos juninos é inspecionada pelo conselho. “Nosso trabalho é certificar que todos os órgãos cumpram com as demandas de segurança para o município. Estamos colaborando para que todos os preparativos relacionados à segurança sejam cumpridos”.

Para assegurar o atendimento à saúde, a festa de São João contará com ambulâncias que acompanharão o percurso dos arrastões e estarão de plantão para atender eventuais chamadas, como afirma o representante da Secretaria Municipal de Saúde, Juraci Santos. “Nossa estratégia é trabalhar com suporte de ambulâncias e equipe técnica, garantindo o atendimento prévio necessário”.

Esquenta São João da Tradição

Esquentando o clima do São João, os “arrasta-pés” já começam a levantar poeira nessa semana. A segunda edição do Arrasta Pé do CAPS começou nesta quarta-feira, no CAPS IA e CAPS AD. Na sexta-feira, dia 15 de junho, o forró será realizado no CAPS II.

Também no circuito de forró, a 9ª edição da festa “Bicho de Pé” do Quingoma, acontece no próximo domingo (17), às 10 horas, com saída do campo da Quingoma de Dentro. A festa será comanda pela banda Anjos do Arrocha e o grupo cultural Nego Fujão.