Bahia

COITÉ: Derrubada de árvore a pedido de padre gera protestos nas redes


Um dos principais motivos é a sujeira deixada pelos pássaros | Foto: Raimundo Mascarenhas (Calila informações)
Da Redação , Salvador | 19/04/2018 às 12:55
Um dos principais motivos é a sujeira deixada pelos pássaros
Foto: Raimundo Mascarenhas
O assunto mais badalado nas redes sociais entre os coiteenses nesta quarta-feira, 18, tem sido a derrubada de uma tradicional árvore ao lado da igreja matriz. A prefeitura reformou a praça em 2016 colocando assentos ao redor das árvores e alguns bancos de madeira, mas os ocupantes não tiveram o prazer de utilizá-los, pois, antes mesmo de ser inaugurada, a sujeira das fezes de pássaros impedia.

O Calila Noticias foi ao local e ouviu algumas pessoas, a grande maioria não aceitou a ideia da derrubada, tanto quem passou e viu os troncos espalhados, quanto àqueles que receberam fotos e videos em seus celulares. Este portal conversou com um membro da equipe de reportagem do setor de comunicação da Prefeitura que também preparava uma reportagem sobre o assunto, e ele antecipou a informação que a derrubada da amendoeira atendia a reivindicações de algumas pessoas, pois, além da sujeira deixada pelos pássaros, as fezes podem trazer doenças.

Ainda de acordo com o jornalista, será feito o replantio com árvore de outra especie e o trabalho que vem sendo feito nunca é para piorar.

PADRE FEZ PEDIDO

A derrubada de uma, das três amendoeiras existentes ao lado da igreja matriz de Conceição do Coité na manhã de quarta-feira, 18, rendeu muita conversa nas ruas e nas redes sociais, muita situação não só em Coité como na grande maioria dos municípios de pequeno e médio porte a questão partidária entra na temática, só que, no caso de derrubada de árvores o gestor público geralmente é criticado até mesmo por aliados.

A frase “cenas fortes” poderia ter sido colocada na legenda do momento que a serra elétrica derrubou a árvore, flagrado por algumas pessoas e logo estava nos grupos de WhatsApp e outras redes sociais, sendo repudiado tal atitude da gestão pública, principalmente por pegar todos de surpresa, já que não houve uma comunicação previa.

O setor de comunicação da Prefeitura não demorou de chegar ao local pra fazer imagens para justificar posteriormente nos seus canais o porquê da derrubada. O CN lá esteve também e ouviu um membro da comunicação do Governo Municipal que afirmou que a Prefeitura atendia a solicitação de algumas pessoas, e que haveria o replantio com árvore de outra especie.

Uma das pessoas, talvez a mais influente a fazer o pedido foi o próprio padre Oldack Filho, que durante o dia estava em uma reunião de padres e não foi encontrado para falar sobre o assunto, a tarde ele gravou um áudio e soltou nos grupos dando sua versão sobre o caso. Ele conta que realmente fez o pedido ao prefeito Francisco de Assis (PT) para tentar solucionar o problema, não foi de imediato um pedido de derrubada e sai na defesa do gestor que afirma que ele tentou de