segunda-feira, 24 de setembro de 2018
Bahia

ONG aponta Vitória da Conquista como 11ª cidade mais violenta do mundo

Bahia tem as cidades mais violentas do país
BA , VCA | 13/03/2018 às 09:22
Mauricio Barbosa, da SSP, diz que dados são distorcidos
Foto:
Dados que colocaram Vitória da Conquista na 11ª posição do ranking mundial da violência têm repercutido muito em todo o Brasil. Nestes momentos que antecedem as Eleições 2018 o assunto sério vira tema de campanha para muitos opositores ao governador Rui Costa. 

Com 348 mil habitantes, Vitória da Conquista registrou 245 homicídios no ano passado. Em nota ao BLOG DO ANDERSON na manhã desta terça-feira (13), a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) disse que a notícia é destorcida. “A Secretaria da Segurança Pública estranha a divulgação de dados distorcidos sobre mortes violentas e taxas por 100 mil habitantes, em três cidades baianas, através de pesquisa da ONG [Organização não governamental] Mexicana Segurança, Justiça e Paz.

Após o setor de estatística da SSP consultar a metodologia utilizada pela organização, descobriu que eles pegaram dados de janeiro a agosto de 2017, fizeram uma média e chegaram aos números irreais para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Além disso, no caso de Salvador, eles contabilizam os dados da capital e Região Metropolitana, composta por 13 municípios, alguns de grande porte como Camaçari e Lauro de Freitas. Por fim a SSP ressalta que a contagem irresponsável expõe cidades baianas em um ranking incorreto, prejudicando questões de investimento, turismo, entre outros, e desmerece o trabalho realizado pelas polícias Militar e Civil na redução dos assassinatos”, diz o comunicado da pasta gerida pelo secretário Maurício Teles Barbosa. O Conselho Comunitário de Segurança Pública da Indústria, Comércio e Entidades Afins de Vitória da Conquista (CONSEG), estará discutindo o assunto na próxima quinta-feira (15).