Bahia

LAURO DE FREITAS tem feira de saúde e vacina contra febre amarela

Feira no final de semana e vacina a partir do dia 19
MC , Salvador | 16/02/2018 às 18:08
Veja como se vacinar
Foto:
Loteamento Leila Diniz recebe Feira da Saúde neste sábado

 

A comunidade do Loteamento Leila Diniz, em Lauro de Freitas, recebe neste sábado (17) os serviços da Feira Mais Saúde Perto de Você. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, que vai oferecer serviços como vacinação, exames laboratoriais, mamografia e consulta com médico clínico, visa principalmente orientar a população a respeito da prevenção de doenças e promoção da saúde.

 

 “Vamos levar para a Feira de Saúde os serviços que oferecemos no dia a dia das Unidades de Saúde da Família (USF) do município. A feira acontece logo após o Carnaval, uma época propícia a casos de virose, então oferecer esse serviço de prevenção intensificado será muito favorável para a população”, destacou o secretário de Saúde de Lauro de Freitas, Erasmo Moura.

 

O atendimento acontece das 8h às 15h. Para ter acesso aos serviços oferecidos é necessário apresentar o RG, cartão do SUS e comprovante de residência. Nesta edição o serviço de mamografia também estará disponível com atendimento no caminhão da Secretaria Estadual de Saúde. As feiras serão realizadas uma vez por mês, sempre aos sábados, e todo município deve ser contemplado com a ação.

 

Confira a lista completa de serviços:

·  Consulta com médico clínico

·  Consulta com pediatra

·  Atividades educativas sobre tuberculose, hanseníase e demais temas

·  Testes Rápidos (HIV, Sifilis e Hepatite B e C)

·  Peso e altura do Programa Bolsa Família

·  Vacina humana e animal

·  Exames laboratóriais

·  Recreação infantil

·  Videoteca

·  Aplicação de flúor

·  Escovação

·  Preventivo

·  Orientação nutricional

·  Orientação sobre DSt’s

 VACINA DA FEBRE AMARELA

A Prefeitura de Lauro de Freitas abre a Campanha de Vacinação de Febre Amarela Fracionada no próximo dia 19, segunda-feira, com atendimento em todas as Unidades Básicas de Saúde, de 8h às 16h. O município foi um oito selecionados na Bahia para receber essa versão da vacina.

Poderão tomar a vacina fracionada, brasileiros com mais de 2 anos e menos de 60, desde que não tenham sido imunizados. Já a dose normal será administrada a crianças de 9 meses a 2 anos, gestantes, idosos e outros indivíduos com condições especiais (imunidade baixa por algum motivo).

Uma dose padrão, que tem duração garantida para o resto da vida, possui 0,5 mililitros (ml); a dose fracionada carrega 0,1 ml, com duração de ao menos oito anos. A campanha vai até o dia 9 de março.

Esse menor volume por injeção possibilita que mais pessoas se imunizem. A estratégia é preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para impedir a expansão da febre amarela em regiões originalmente fora da zona de risco.

DIA D DE VACINAÇÃO - No dia 24, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o Dia D de Vacinação contra a Febre Amarela em todas as Unidades de Saúde do município, com atendimento de 8h às 16h, e em postos montados nos seguintes locais: Supermercados G Barbosa, Hiper Bompreço, Atacadão Atakarejo, Atacadão, Max e Assai; na Praça da Matriz, praça em frente ao Parque Ecológico de Vilas e na Escola Ana Lúcia Magalhães.