Bahia

Lauro de Freitas reverencia o padroeiro St Amaro com missa e procissão

Padre Juraci pediu ainda apoio da Prefeitura para a reforma da igreja. “Já estamos com projeto pronto e liberado pelo IPHAN”, destacou.
MC , Lauro | 15/01/2018 às 18:19
Prefeita Moema Gramacho na festa do padroeiro de Lauro de Freitas
Foto: PMLF

Devotos de Santo Amaro de Ipitanga lotaram a igreja Matriz de Lauro de Freitas nas homenagens ao padroeiro, na manhã desta segunda-feira (15). A missa, presidida pelo bispo auxiliar Dom Estevam dos Santos e concelebrada pelo pároco Juraci Gomes, refletiu sobre a presença de Deus em cada ser e o compromisso para construção de um mundo mais fraterno.

A celebração marcou os 410 anos de devoção ao santo e de fundação da igreja matriz, um dos mais importantes monumentos da arquitetura religiosa do século XVII no país. No final da missa, a prefeita Moema Gramacho destacou seu compromisso com a paróquia e com a população, depois de ressaltar a força da fé do povo laurofreitense e da sua devoção ao padroeiro.

“Estive aqui em janeiro do ano passado, com 15 dias de gestão, e assumi com o senhor, padre Juraci, que traria a obra da Quingoma, e trouxe! A obra já começou. Trouxemos de volta a obra do esgotamento sanitário, que também já começou. Estamos aqui na presença de nosso padroeiro, mais uma vez nos comprometendo para que possamos chegar no próximo ano e dizer que a nossa tarefa está sendo cumprida. Digo isso por tudo que já estamos licitando, sejam as passarelas ou asobras do orçamento participativo, sejam todas as demais ações nas áreas do social, de segurança e de infraestrutura". 

Ao lado da prefeita, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Carlos Martins, ressaltou as lições deixadas pelo padroeiro. "Santo Amaro espalhou a paz, a compaixão e o respeito. Uma bela mensagem de justiça e tolerância, que devemos seguir todos os dias. Meu pedido é para que esse espírito esteja entre nós". Também participaram da celebração o diretor geral da Fundação Luiz Eduardo, Jones Carvalho, o deputado Joseildo Ramos, a presidente da Câmnara Municipal, Naide Brito, secretários municipais e vereadores.

Devota de Santo Amaro, a dona de casa Perpetua de Jesus Silva, 58 anos,  atribui a cura de um aneurisma cerebral a Santo Amaro de Ipitanga. “Primeiramente a Deus e Nossa Senhora. Sou devota de Santo Amaro e acredito na minha cura através dele”. Muito alegre, a fiel fez agradecimentos ao Padre Juraci pela sua condução na Paróquia e disse que a festa a Santo Amaro são dias de muita felicidade.

Após a missa, a imagem do padroeiro foi levada em carreata pelas ruas da cidade até a comunidade do Bom Pastor, em Vida Nova. A prefeita Moema Gramacho acompanhou todo o trajeto ao lado do padre Juraci. Á tarde, uma procissão trouxe a imagem do santo de volta à matriz.