Bahia

52ª Companhia da PM instalada no Jardim do Joquei em Lauro

Local já dispõe de uma creche, um CRAS e a Aldeia SOS
MS , Lauro de Freitas | 17/10/2017 às 18:06
Prefeita Moema Gramacho no ato da inauguração
Foto: Edgard Copque
“O retrato da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar é o que a gente espera para todas as nossas ações na Bahia, com a integração entre a iniciativa privada, prefeitura e organizações sociais para que a gente possa, de forma conjunta, levar uma expectativa de melhora para a população”, destacou o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, nesta terça-feira (17), durante a inauguração da nova sede da 52ª CIPM de Lauro de Freitas.

A companhia, que foi instalada no município em setembro de 2002, no Jardim do Jóquei, passa a ocupar agora uma das casas das Aldeias SOS, na Avenida Amarílio Thiago. No local já funciona uma creche que recebe crianças em situação de vulnerabilidade, e a sede do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social. Além desses equipamentos, as Aldeias SOS - que agrupa 19 casas - vai abrigar as sedes da Ronda Maria da Penha, que presta assistência a mulheres em medida protetiva, e o PROERD-Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, ambos também inaugurados nesta terça-feira.

“Poder trazer a 52ª CIPM para este local é muito positivo. Esse é um espaço múltiplo voltado para gestão social e segurança. Me sinto muito feliz neste momento pois ter a 52ª como a primeira casa a ser inaugurada nesta nova etapa da relação com as Aldeias SOS é de uma simbologia muito grande”, ressaltou a prefeita Moema Gramacho que agradeceu a parceria da SSP. “Temos encontrado uma ressonância muito grande quando cogitamos coisas novas para Lauro de Freitas ou até mesmo ampliação de algumas ações”.

Além da prefeita e do secretário da SSP, vereadores e secretários municipais, PMs e autoridades militares participaram da cerimônia. O comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão falou da alegria de inaugurar a nova sede. “Essa sede é a materialização de um trabalho da polícia junto com a comunidade. Nós almejamos isso e a prefeita nos cedeu este espaço por acreditar em nosso trabalho”.

A 52ª CIPM é comandada pelo major Fabrício Silva que durante a solenidade de inauguração agradeceu à PM pela confiança na missão do comando da companhia. “O sucesso da 52ª é coletivo. Tenho uma excelente tropa e juntos servimos a comunidade muitas vezes fazendo até o impossível para garantir a segurança da população. Essa nova sede é um sonho que idealizamos juntos e agradeço a sensibilidade da Prefeitura em atender essa demanda”. O major finalizou citando o filósofo grego Antístenes que diz: “A gratidão é a memória do coração”.

Após a solenidade, a prefeita fez a entrega de uma viatura ao PROERD. Em seguida as autoridades visitaram as instalações da companhia e das sedes do PROERD e Ronda Maria da Penha. As Aldeias SOS devem receber ainda outros equipamentos do serviço municipal como a Casa dos Conselhos, sede do CREAS, Conselho Tutelar e Conselho de Segurança Alimentar.