Bahia

PORTAL SERTÃO BAIANO mostra que lixão de Lapão invade a BR-342

O Portal do Sertão é dirigido pelo jornalista Daniel Pinto
PS , Lapão | 16/08/2017 às 11:43
Lixo se espalha pelas margens da BR-342 com o vento
Foto:
   Passados pouco mais de três anos, desde que a reportagem do Sertão Baiano esteve pela primeira vez no lixão da cidade de Lapão - Região de Irecê, a situação de calamidade pública se agravou de forma assustadora: os ventos fortes, que atingem boa parte do Estado, têm contribuído para espalhar ainda mais os detritos (diariamente) depositados a céu aberto pelos caminhões e compactadores que prestam serviço à Prefeitura Municipal. 

O vento, que espalha sujeira, também leva doenças, mau cheiro e aumenta significativamente o risco de acidentes para motoristas que trafegam pela BA 432 – principal rodovia que liga Lapão às cidades de Irecê, Canarana, Barro Alto, Iraquara, Seabra e toda Chapada Diamantina. 

Nos anos anteriores, o lixo se concentrava ao lado esquerdo da BA 432, no sentido Lapão / Aguada Nova. Mas, agora, em função das novas condições climáticas, sacos, caixas de papelão, garrafas plásticas e mais uma infinidade de materiais e resíduos são encontrados do outro lado da pista, nas imediações da Vila Castro e bem próximo à Rua Bahia, acesso para a comunidade de Tanquinho. 

Amparado pela vegetação e pelas cercas de arame farpado, o amontoado se transforma num “monumento à feiura”. Em meio à sujeira, lutando por espaço com cães famintos, ratos e urubus, a catadora de material reciclável Erotildes Alves de Souza, de 76 anos, sobrevive com menos de R$ 100 por mês.