Bahia

SPM inicia audiências para construção do Plano Mulheres

A próxima audiência será realizada nesta quinta-feira (17), às 18h na Escola Municipal Constantino Vieira, em Portão
Mara Campos , Salvador | 14/08/2017 às 15:51
Plano Mulheres
Foto: div
p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; text-align: center; line-height: 18.0px; font: 9.0px Arial; -webkit-text-stroke: #000000} p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; text-align: justify; line-height: 18.0px; font: 9.0px Arial; -webkit-text-stroke: #000000} span.s1 {font-kerning: none}

Inspiradas por frases de ícones como Lélia Gonzalez, Hillary Clinton e Madona, mulheres das localidades do centro de Lauro de Freitas debateram, no sábado (12), temáticas relacionadas à saúde, enfrentamento à violência, educação e autonomia, na primeira das cinco audiências públicas convocadas pela Prefeitura de Lauro de Freitas para construção do Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.

O debate em torno de dez eixos, realizado na escola Municipal de Vila Praiana, vai nortear a elaboração do plano. Cada eixo vai incorporar no máximo seis propostas que após o período de audiências será sistematizado pela equipe da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres. O plano terá como base metas e propostas que as mulheres do município entendem como prioridade para os próximos quatro anos, conforme explicou a secretária Bárbara Chaves.

“Precisamos assegurar nossos direitos como mulher e as audiências vêm para garantir que todas as mulheres do município sejam ouvidas. Contamos com o apoio da prefeita Moema Gramacho que garantiu a permanência de uma secretaria específica para esta temática, entendendo que o atendimento às mulheres de Lauro tem que ser prioritário. O plano desde o início vem sendo construído de maneira coletiva.”

As vereadoras Mirian Martinez e Luciana Tavares também participaram do encontro. As edis ressaltaram a importância das mulheres conhecerem seus direitos e se colocaram à disposição para colaborar, tanto do ponto de vista do legislativo quanto como cidadãs.

Moradora do Aracuí e representante do poder público, Solange Santana ressaltou que Lauro de Freitas está em débito com as mulheres do município e acredita que com a mudança da gestão esse cenário vai mudar. “Estou emocionada de ver que esse momento é verídico em nossa cidade. Precisamos nos reerguer e nos colocar de pé”.

Acompanhando a mãe Ednalva Souza, a jovem moradora de Itinga Maria Luiza, de 13 anos, estava muito animada em participar do processo de construção do plano. “Me sinto muito orgulhosa em colaborar para melhorar a vida das mulheres da minha cidade”. Ednalva levou a filha por acreditar que “esse momento é apenas o início de várias conquistas que virão”.

A próxima audiência será realizada nesta quinta-feira (17), às 18h na Escola Municipal Constantino Vieira, em Portão.