Bahia

Pacto Educar para Transformar é intensificado em Lauro de Freitas

Encontro contou com a participação de gestores e professores escolares
Mara Campos , Lauro de Freitas | 24/07/2017 às 19:15
Pacto Educar para Transformar é intensificado em Lauro de Freitas
Foto: div
' O município de Lauro de Freitas está inserido no plano estadual “Pacto Educar para Transformar” (PEPT) com a meta de alfabetizar todos os alunos da rede municipal de ensino com idade entre 6 e 8 anos, estudantes do 1º ao 3º ano do fundamental I. Mesmo com a considerável queda no desempenho das crianças entre os anos de 2013 e 2016, o secretário da Educação, Paulo Gabriel Nacif avalia a situação sob a perspectiva otimista com a adequação e reestruturação do Pacto à realidade da cidade. “O PEPT objetiva melhorar o rendimento e a proficiência dos estudantes e, consequentemente, alterar positivamente os indicadores de desempenho das escolas. Com a construção coletiva, acreditamos ser possível alcançar essa meta”, acredita.
De acordo com dados do setor de estatísticas da Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas (SEMED), em 2013 cerca de 24% dos estudantes foram reprovados no 3º ano (última etapa do ciclo da alfabetização que é realizado entre os 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental). Naquele mesmo ano o índice de reprovação nacional nesse período educacional foi de 12%. “Esses números são muito duros, precisamos atuar nas distorções da alfabetização e conclui-la na idade certa”, enfatizou  Nascif.
A queda assustadora nos índices da alfabetização na cidade entre os anos de 2013 e 2016 também foi pauta da audiência pública que discutiu as diretrizes do Pacto  no município. O encontro, realizado na quarta-feira (21) no auditório da Unime, contou com a participação de gestores e professores escolares, no intuito de superar os desafios e acelerar o desempenho de quase 6 mil alunos da rede pública municipal cursando a alfabetização.
Durante a ação, a coordenadora de Educação Básica da Semed, Cristina Kavalkievicz, lembrou que a alfabetização é um processo que perpassa pela família e o ambiente em que as crianças estão inseridas. A ressalva faz parte dos eixos temáticos de implementação do PEPT que destaca o fortalecimento da educação básica na rede educacional com a integração família-escola.  “Apesar de não termos verdades absolutas, queremos construir coletivamente, juntamente com os educadores, saídas para a realidade que foi encontrada”, disse.
A coordenadora local do Pacto, Antonia Alves, explica que a audiência é o primeiro passo para a implementação do Núcleo de Estudos da Alfabetização no Município (Nalfa). Segundo a educadora, o órgão é uma vertente do PEPT que funcionará como um fórum balizador da alfabetização na cidade. “Todo esse processo culminará numa política consolidada de alfabetização e letramento em Lauro de Freitas”, disse.