Bahia

ONÇA que assustou povoado de Cafarnaum foi capturada e solta em Morro

Com Correio e Blog Fábio Borges, de Bonito
Da Redação ,  Salvador | 24/06/2017 às 17:25
Equipe do Zoo de Salvador e Cipe com a onça imobilizada
Foto: Fábio Borges
    A onça parda sussuarana encontrada no povoado de Canal, em Cafarnaum, foi solta na manhã deste sábado (24), no Parque Estadual do Morro de Chapéu. O animal havia invadido um quintal de uma casa a 447 km de Salvador na última quinta-feira (22), e trepado uma mangueira.

   Policiais da  Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Lençóis (CIPPA / Lençóis) e veterinários do Zoológico de Salvador foram acionados e fizeram a proteção do animal e da comunidade.

     Após esperar cerca de 24 horas para que a onça descesse naturalmente, veterinários do Zoológico de Salvador foram chamados para fazer a retirada do bicho. Os técnicos relataram que a onça estava assustada e com medo da movimentação ao redor. 

    Segundo o Correio, veterinários Vinícius Dantas e Victor Curvello chegaram nesta sexta (23) e doparam a onça com dardos tranquilizantes. Quando ela adormeceu, foi amarrada e retirada da árvore. Após o exame do animal, foi constatado que ela não estava doente nem apresentava ferimentos, apenas estava um pouco desidratada. 

Dantas, que é coordenador geral do Zoológico de Salvador, explicou que existem poucos profissionais aptos a fazer o resgate de animais silvestres de grande porte. "Na Bahia só a gente faz resgate de animal silvestre de nível de segurança 3, animais de grande porte. Eles potencialmente podem causar algum tipo de dano. Então onde precisar desse tipo de resgate, a gente vai", explicou. 

Os policiais das Companhias Ambientais espalhadas pela Bahia não podem fazer este tipo de procedimento, pois somente veterinários tem autorização legal para aplicar dardos tranquilizantes em animais de qualquer tipo.   

Liberdade
A onça passou a noite em uma caixa de contenção e foi levada para a soltura na mata de Morro de Chapéu na madrugada deste sábado (24). A operação envolveu oito homens, entre policiais da CIPA, funcionários do zoológico e do Parque Estadual de Morro do