Bahia

Pet Shop Mundo Animal realiza Pet Terapia com pacientes CAPS Caetité

Com informações da PMC
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/05/2017 às 11:01
Muito interessante
Foto:
Na manhã dessa terça-feira (16/05) os pacientes do CAPS de Caetité receberam com muita alegria a equipe do Pet Shop Mundo Animal, para a realização da Pet Terapia. A iniciativa consiste em uma prática realizada por profissionais de saúde com o objetivo de promover o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social dos pacientes, através da relação com os animais.

“Resgatando o amor e a alegria para aqueles que mais precisam, o projeto visa levar benefícios da convivência saudável entre animais e pacientes. Já foi comprovado que a interação entre animais e humanos traz benefícios emocionais, afetivos e psicológicos, contribuindo para a melhoria da saúde do paciente”, explica Weber Cotrim, um dos idealizadores.

Ao lado da enfermeira Karla Keller e da médica veterinária Karina Rodrigues, eles já levaram esse projeto a outras instituições da cidade, promovendo qualidade de vida a pessoas em situação de vulnerabilidade por meio da intervenção de animais.

Os pacientes do CAPS interagiram com o pássaro Calopsita, um coelho, dois cachorrinhos shitzhus, de pequeno porte, e um de grande porte, pastor belga.

“Foi um momento emocionante e de muita alegria, não só para os pacientes, mas para toda a equipe que trabalha no CAPS. Estudos comprovam que o simples contato com um animal já e suficiente para promover o bem-estar, diminuindo a pressão sanguínea e cardíaca, melhorando o sistema imunológico, na capacidade motora e memória, além do aumento da autoestima! Foi uma manhã incrível”, comemorou a psicóloga e coordenadora do CAPS, Fernanda Oliveira.