Bahia

FEIRA: Filho de beneficiário do Feira Produtiva ganha cadeira de rodas

AÇÃO SOCIAL DA PMFS
Secom , Salvador | 18/01/2017 às 18:41
Adriano Silva de Melo
Foto:

O agradecimento em forma de um largo sorriso. Perto de completar 37 anos, no dia 30 de janeiro, Adriano Silva de Melo, que tem paralisia cerebral, ganhou do Governo Municipal um presente antecipado na manhã desta terça-feira, 18: uma cadeira de rodas novinha e adaptada ao seu tamanho.
 
Seu pai Antônio de Melo é um homem trabalhador. Já foi jardineiro, operário de uma grande empresa, no Estado de São Paulo, vaqueiro em terras baianas e, há dois anos, na comunidade Candeal, na Mantiba, se dedica ao cultivo e a comercialização de plantas com o incentivo do projeto Feira Produtiva, responsável em viabilizar a cadeira de rodas.
 
“Além de apoiar as famílias a melhorar suas condições de vida, promovendo capacitações e orientações técnicas com foco na economia solidária para que gere sua própria fonte de renda, o Feira Produtiva também se preocupa com a situação social de cada uma delas”, afirmou o coordenador do projeto, João Bosco.
 
A mãe de Adriano, dona Maria Aparecida, se emocionou ao agradecer pela doação. “A cadeira que ele usava já estava velha, fora dos padrões para acomodá-lo sem prejudicar a sua saúde. Estávamos nos esforçando para comprar uma nova. Mas, graças a Deus, hoje ele ganhou esse grande presente”, disse para em seguida falar do amor que tem pelo filho: “É o ar que respiro. Não sei viver sem ele”.   
 
Aposentado há três anos por problemas no joelho, que foram adquiridos quando ainda era vaqueiro, em consequência de um coice, seu Antônio resolveu voltar a cuidar e a comercializar plantas. E foi através do Feira Produtiva que ele encontrou o incentivo que precisava.
 
“Graças ao projeto tenho espaço para vender as minhas mudas, fiz meu cartão de visita para distribuir aos clientes nas feiras e exposições, como tenho recebido orientações sobre cultivo e de quanto cobrar por cada muda, a depender da espécie”, afirma.
 
Na pequena propriedade, seu Antônio cultiva mudas de plantas ornamentais e de árvores frutíferas. Tem orquídeas, equisoria, maranta, mini palmeira imperial, roseiras, várias espécies de cactos, samambaia, rosa-do-deserto e pés de manga, carambola, graviola, pinha, goiaba, laranja e caju. Segundo suas contas, possui um total aproximado de quatro mil mudas.
 
“É um trabalho que faço com dedicação e amor”, afirma enquanto caminha pelo horto a observar as mudas que estão crescendo, brotando novos galhos e flores.