GALO BINGO TERIA VIRADO GUISADO PARA SÃO COSME E DAMIÃO

Tasso Franco
24/10/2019 às 19:03
 CAPITULO X

CARURU PARA SÃO COSME E DAMIÃO TERIA ENCERRADO CARREIRA DO GALO    

O que se passou dona Flor da Manhã não soube explicar ao certo aos repórteres que aguardavama o retorno do galo Bingo ao seu lar na casinha de palha do Morro do Cristo. 

Centenas de fãs se aglomeravam na Avenida Oceânia para saudar o galo, algumas descabeladas de tanto gritar por seu ídolo querendo que ele soltasse a voz e acalmassem os seus ânimos, enquanto a empresária dizia aos jornalistas que o galo estava traumatizado e não poderia atendê-los. 
Bingo não dava uma palavra e recolheu-se à sua casinha sorumbático, deprê. No dia seguinte, dona Flor levou-o à clínica de doutor Vance mas o galo só cocorejava. 

Disse ela ao médico: - Ele perdeu a voz e isso será o fim de minha empresa da produção cultural. Terei que cancelar todos os shows agendados. Já havia prometido a Maristela Chocolate que ela faria uma parceria com ele no Carnaval, combinado com o secretário Edmilson Perroni, da Princesa do Sertão, que ele cantaria na Micareme maior do Brasil, tudo isso vai acarretar um enorme prejuizo que não saberei como resolver.

- Tenha calma e tome uma canja de galinha , pois, tudo na vida se resolve - obtemperou Vance dizendo que iria analisar o que se passava com as cordas vocais do galo. E, se fosse o caso, levá-lo a um especialista em São Paulo, uma vez que, como é público e notório, os hospítais e clínicas top de linha estão por lá, na paulicéia, sendo o avião o melhor médico de gente rica da Bahia.

Flor da Manhã seguia injuriada e segurando o galo por debaixo da asa direita, acariciando-o e segredando em seu ouvido, por todos os santos e orixás da Bahia, que voltasse a cantar, que o grande público esperava-o com entusiasmo e alegria no Carnaval, que a festa momesca seria televisionada até para a China abrindo um mercado incalculável de shows, visto que a terra de Confúcio, hoje, comanda boa parte do mundo.

O galo nem tchum. Não dava sinais de que voltaria a interpretar Benito de Paula ou Waldick Soriano, seus cantores prediletos, muito menos uma modinha de samba duro de Cachoeira. 

Só olhava com a visão de morto para dona Flor e para o doutor Vance que, a essa altura da narrativa, já o examinava, o auscutava, pedia que ele respirasse fundo para ver a força do seu pulmão, colocou o estetoscópio bem no local do coração, olhou os ouvidos com uma lupa especial, mandou o galo abrir o bico e a garganta para examinar suas cordas vocais e no final do exame, demorado, cuidadoso, disse a Flor que não vira nada alterado na parte física.

- Este galo está com a parte física igual a uma F-4000 nova, com motor silencioso e de subir ladeira numa terceira. E, digo mais, se Bingo tem alguma coisa, pode ser de cabeça, da parte mental, para tratamento que indico um psiquiatra renomado com assento em cátedra na universidade e consultório na Av Garibaldi, pois, certamente esse doutor poderá dar um jeito nele, confessou o médico.

E assim, com data marcada e consulta paga com antecedência, algo que dona Flor achou um absurdo pois o doutor psiquiatra cobrou R$800,00 dinheiro que estava dentro de suas posses mas era valor alto. Inclusive se informou com a doutora Vice esposa de doutor Vance se o preço era esse mesmo, e a doutora disse que psiquiatra é assim mesmo, cobra os olhos da cara, e ela compareceu com o galo em hora combinada, o animal enrolado numa manta metálica dessas usadas por maratonistas.

Tratou-se de um exame mais demorado porque as coisas da cabeça são mais dificeis de serem analisadas, tanto que existem diversos tipos de doidos, incluindo doidos mansos e doidos bravos que precisam ser imobilizados com camisas de força, e o doutor, que se chamava Overdose Costeleta Jaqueira, era o que tava escrito em seu cartão de visitas, depois de demorada análise disse que não poderia dar um diagnóstico de pronto, precisaria de novas consultas e análises, processo longo.

Ressaltou que haveria chances do galo retornar a cantar, que o trauma poderia ser passageiro e estava ligado à sua detenção quando sequestrado, comum em pacientes que sofrem sequestros, e recomendou, também, que o galo ficasse em repouso contemplativo, não fosse asseadiado por fãs ou por outras pessoas, que tivesse tratamento respeitoso, acalentador.

Recomendou, ainda que dona Flor o levasse a uma fonoaudióloga para verificar como se encontrava sua percepção auditiva, indicando o nome da doutora Mercedes Canário Jaqueira, pelo sobrenome ao que tudo indica sua parente, e que procurasse também um técnico em canto sugerindo para tanto um professor de uma escola de música situada no Stiep, alemão de origem e baiano adotivo, o qual se chamava Markus Plank e poderia também ajudar no processo de recuperação da voz do galo. Este tal do Plank, palavras do doutor Overdose, "fez com que eu cantasse em tom adequado com minha voz de taboca rachada".

Dona Flor já estava ficando atordoada, mas, sendo o galo a razão de sua empresa de produção cultural, de seus vultosos negócios nessa área, levou Bingo a doutora Mercedes, a qual fez todos os testes numa cabine de som e teve bastante dificuldade na interlocução com o animal, uma vez que estava mudo e só respondia a seus apelos por pigarros, ainda assim, mercantilmente falando, entendeu que Bingo deveria usar um aparelho auditivo Doticon, última geração, recarregável, discreto, posto no ouvido direito sem que as pessoas notassem, o que foi feito e demandou uma despesa de R$6 mil.

Na semana seguinte, Bingo foi levado para um encontro aula com o professor Plank que o atendeu em sua sala musical da Escola Quarteto em Fá e ficaram frente à frente, ele teclando um órgão na escala maior e Bingo sentado no colo de dona Flor, olhos vivazes, peito estufado, primeiro fazendo exercícios de respiração e movimentos lentos no pescoço, à direita; à esquerda e abaixo-acima, segundo o mestre do som pedindo que repetisse as sílabas em epigrafe "kana-kana-kana", e o galo não respondeu coisissima alguma, insistiu para que seu cliente repetisse em mi menor a expressão zu-i-u-i-u-z, e nada de novo, causando certa preocupação.

Dito com todas as letras, a aula durou 55 minutos, o professor fez o que pode, soletrou dos exercicios mais fáceis do tipo ma-ma-mi-mo-mu aos mais complexos como "toda menina baiana tem/todo menino tem" e o mais que conseguiu para que a aula não fosse desperdiçada de todo foi fazer com que dona Flor, repetisse com ele, a escala em lá maior da palavra A-le-lu-i-a. O professor foi honesto: - Se a senhora quiser trazê-lo de novo, tudo bem, ele está com o palato mole invertido, mas, esse caso parece coisa de macumba.

Dona Flor deixou a Quarteto em Fá com aquela frase na cabeça e como é uma pessoa ligada ao povo de santo decidiu, em última instância, levar Bingo na casa do pai Aderaldo de Oxaguian, no Alto da Federação, e o babalorixá deu um banho de folhas das melhores no animal, da arruda a São Gonçalinho, da jambu a mamona vermelha, salpicando-o, balançando seu corpo para ver se algum espírito maligno se desgrudava e iria se afogar no Atlântico, e cobrou por seus serviços o que a empresária pudesse pagar entendendo que o caso de Bingo, de fato, era dificil de ser resolvido, porém, nada impossível, porque no mundo espiritual tudo se resolve com fé, resignação e serviços continuados, cabendo a ela a decisão final.

Posto nesses termos, o que, aliás, ela também tinha ouvido do doutor psiquiatra, e se aproximando a festa para Cosminho, dona Flor decidiu homenagear os santos gêmeos com o mais pomposo caruru que já aconteceu no Alto das Pombas, em sua residência, chamando seus vizinhos da comunidade, autoridades, edis, o pároco da igreja local, doutor Coimbra, doutor Pina e todos os demais agregados, à frente, óbvio, doutores Vance e Vice, e sete meninos escolhidos a dedo para se lambuzarem na comilança todos sentados numa esteira.

Foi uma festa das mais brilhantes já vistas no Alto das Pombas e doutor Vance, ao ser servido com prato feito por uma filha de Iansã com tudo que tinha direito, caruru, pipocas, rolete de cana, arroz de hauçá, vatapá e coxa de franco, ao morder a coxa do dito, temperada com azeite de dendê, ouviu um som diferenciado, quase um berro de dor, e sentiu que era a vez do Galo Bingo.

E assim se encerra "As Aventuras do Galo Bingo" ao som da música para Cosme & Damião: Cosme e Damião/ Vem comer seu caruru/Cosme e Damião/Vem que tem caruru pra tu; São Cosme mandou fazer/ Duas camisinha azul/ No dia da festa dele/ São cosme quer caruru/ vadeia Cosme, vadeia/ To vadiando na areia. (The End).