O SONHO DO PAPAI NOEL numa pequena comunidade rural é real

Tasso Fanco
24/12/2016 às 09:56
 O sonho do Papai Noel é, ao mesmo tempo, uma realidade e um sonho das crianças. Só quem se veste de Noel sabe o que isso significa, de presenciar, vê de perto, sentir o que representa para a garotada a figura mitica do Noel.

   E quando isso acontece com crianças da zona rural, o sonho do Noel, de saber se o Noel existe de verdade, é emocionante. 

   Participo há três anos de uma festa do Papai Noel na zona rural de Serrinha distribuindo presentes aos alunos da AMAS, Asscociação Maria Alexandrina, uma escola de ensino fundamental fundada por um ex-funcionário do Banco do Brasil, João Santos, e mantida por voluntários.

   A escola é reconhecida pela SEC e faço também parte do voluntariado que colabora financeiramente para manter a escola, exemplar, disciplinada, 45 alunos, 3 professoras voluntárias remueradas, sede que também abriga o Museu Pró-Memória de Serrinha, organizado por Edmundo Bacelar.

   Na nossa festinha de Natal, além dos presentes que a garotada adora, o que há de melhor é o carinho das crianças, o sonho de ver um Papai Noel, de pegar num Noel, beliscar, conversar, para saber se ele existe de fato.

   Isabel, uma garota que creio ter 10 anos de idade, chegou para mim e disse: - Papai Noel, o papai noel existe de verdade?

   Eu respondi: - Claro, ele mora na Lapônia.

   Ela com aquela cara de quem não havia entendido nada e estava desconfiada de minha fala comentou: - E onde fica essa Lapônia.

   - No Pólo Norte. Ai mostrei com as mãos o formato da terra e expliquei: - Aqui em cima da terra fica o pólo Norte e embaixo o pólo Sul. São as partes mais geladas. Daí que o Papai Noel veste essa roupa que estou aqui, de lã.

   E ela ficou pegando na minha roupa para sentir o tecido. Depois, foi brincar com as crianças numa 'galinha gorda' de pipocas.

   Serrinha tem uma zona rural com pequenas e médias propriedades. É quase toda eletrificada. Há alguns distritos e vários povoados e as crianças vivem num padrão de vida médio, bem informadas, antenadas, porque vão muito a sede local e têm em casa rádio, tv e smartpones.

   Fiquei impressionado, neste ano, quando cheguei a AMAS, a quantidade de mamães roceiras e seus filhos tirando fotos comigo com seus smartphones. A AMAS tem um curso básico de noções de computação para os maiaores de 8 anos de idade.

   Mas, nada disso, reduziu o sonho dos meninos e meninas em relação ao Papai Noel. 

   Sonho e realidade que, para eles, se misturam Noel, o lobisomem, o couro seco, a mula de sete cabeças, o homem verde do ginásio, tipos locais que estão no imaginário das crianças e que não tem modernidade e tecnologia que os matem, literalmente.

    O Papai Noel, portanto, existe. E Isabel agora sabe que ele mora no pólo Norte. E o que ela vai dizer em sua casa, à sua familia, sabe Deus.

   O certo, no entanto, é que o sonho continua. Eem 2017 vamos fazer uma festa mais bonita ainda.