DR HERVAL FONTES, o médico do povo está esquecido

Egnaldo Araújo
05/06/2015 às 20:18

  Fora alguns parentes e poucas as visitas, no aniversário de 89 anos do médico Herval Fontes de Lacerda, aposentado do SAMDU - Serviço Médico Público de Urgência da Cidade de Salvador onde, por suas mãos foram salvas muitas vidas. 


  Casado com dona Maria Rosa, pai de três filhos, ele é nascido no bairro do Barbalho e há mais de 60 anos é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia e enquanto estudante universitário, como o ex-presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, trabalhou nos Correios como rádio telegrafista, atividade essa que, devido ao horário corrido permitia-lhe frequentar suas aulas na antiga faculdade localizada no Cen Histórico da Capital baiana até se formar.

Devido ao gesto humanitário de até hoje a escutar dúvidas de pessoas que pouco conhece, ou como na década de 60, fosse na sua clínica no bairro do Caminho de Areia, na cidade baixa, no prédio onde morava, ou por onde passasse ocasiões em que, abordado por conhecidos, ali mesmo como várias vezes ocorria na banca de venda de peixes de Filhinho no cais da Ribeira, ela fazia consultas e sacava do jaleco seu bloco de papel e passava receitas sem nada cobrar. 

Muito popular na época, na cidade, e instado para entrar para a política, como alguns de seus colegas médicos, nunca aceitou se candidatar a cargos eletivos, apesar das constantes propostas, preferiu continuar na clinica geral, contudo deu apoio a um de seus quatro irmãos, que foi eleito vereador pela Câmara Municipal de Salvador. 

O cidadão magrinho de cerca de 60 quilos, lm56cm de altura, casado com três filhos adultos e uma neta, Dr. Herval, profissional competente, de ilibada moral, pelos relevantes serviços prestados à comunidade baiana, está por merecer justificadas homenagens, não só pelo Conselho Regional de Medicina, como pelas Câmara Municipal e pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.