A importância da escolha correta da profissão

Janguiê Diniz
20/11/2012 às 07:24

Chegando ao final do ano, realizam-se  os vestibulares por todo o país. Para muitos estudantes este é o momento de escolher a carreira que será exercida por décadas. A título de informação, atualmente no Brasil temos um universo com mais de 200 tipos de formação profissional.  Mas como saber se a escolha do curso é realmente correta? Como saber se esses jovens, que chegam cada vez mais novos às universidades, tem certeza de qual profissão querem exercer?

A escolha de uma profissão é a construção de um projeto de vida e, muitas vezes, os jovens recebem influência direta dos pais. O fato é que, devido à escolha pela profissão ser feita cada vez mais cedo, a mesma acaba não sendo definitiva. Aliado a isso, vários caminhos podem surgir durante a faculdade e o mercado de trabalho exige muitas vezes adaptações na carreira, neste caso, as pró graduações e especializações podem entrar como uma mudança no rumo da carreira. 

É preciso deixar claro que um bom profissional não é aquele que tem as melhores notas na vida acadêmica. Hoje, ele  deve ter em mente que ao sair da faculdade vai encontrar muitos obstáculos a sua volta, não só a dificuldade de emprego como também a decepção da profissão escolhida não ser a dos sonhos.

Uma pesquisa feita pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), revelou que 36% dos jovens tem como maior medo descobrir que fizeram a escolha errada da profissão. Em seguida, está o receio de faltar recursos para pagar a mensalidade escolar, que  ocupa com 24% das respostas. Os resultados de tal estudo comprovam a importância do estágio – neste caso, o quanto antes, melhor - não só para ajudar com os custos dos estudos, como também certificar que o estudante está no curso certo.

A escolha correta da profissão pode ser mais simples do que se imagina. O primeiro passo é conhecer qual é o seu perfil comportamental, é importante saber quais são suas vocações. É fato que com trabalho árduo e muita dedicação todos podem ser bem sucedidos, mas todos possuem vocações distintas que podem ajudar na escolha da carreira. Se questionar se é comunicativo, se tem o perfil de liderança, se possui facilidade de relacionamento e, principalmente, se sabe ouvir. Os testes vocacionais não fazem milagres. Os resultados podem ser apenas indicação de um norte, mas ainda assim são inúmeras as opções de cursos.

Um grande equívoco é acreditar que cursar uma faculdade, por sim só,  vai garantir emprego e assegurar o sucesso profissional. A universidade pode abrir portas na carreira, mas vale lembrar que para os especialistas, o sucesso em uma profissão depende parte de conhecimento e parte de atitude. O mais importante na escolha é ter afinidade com o que se vai fazer, a paixão pela profissão.

Por isso é de suma importância que, ao escolher uma profissão o estudante avalie antes de fazer um vestibular a sua verdadeira vocação para que no futuro não venha  se arrepender e, não tendo com voltar atrás, execute a sua profissão de forma errônea e fracassada.