ARTES E MUNDO VIRTUAL À DISPOSIÇÃO

Francisco Novoa Santos
30/08/2010 às 19:23
Foto: ILS
Mundo virtual criado por Suzete Venturelli
 

Entendendo Arte como a criação ou transmissão de sentimentos e emoções, através daquilo que o artista percebe e interpreta da realidade, necessariamente, relaciona-se aos nossos sentidos básicos (portanto visão, audição, olfato, paladar e tato), mas não só isso, há também uma boa dose de subjetividade que remete às nossas emoções e à nossa inteligência.

Difícil pensar, entender e descobrir como algo tão sensitivo e subjetivo pode estar presente no mundo virtual mas vejamos o que tenho sentido e descobrido.

Dos nossos sentidos básico a experiência no mundo virtual nos mantem a visão e audição, perdemos o olfato, o paladar e o tato. Com a visão, apesar de podermos mantê-la, perdemos a noção de profundidade, aquilo que, no mundo virtual, chama-se de 3D. A nossa inteligência e a subjetividade das nossas emoções continuam intactas, e que assim continuem.


Particularizando, vamos considerar uma visita a um museu, o nosso MAM - Museu de Arte Moderna, na Av. Contorno. La podemos exercitar todos os nossos sentidos, emoções e inteligência, a experiências artística sensorial completa.


E o que dizer quando a arte não está tão próxima? Vamos ao Museu do Louvre (www.louvre.fr/)? Ou ao museu egípcio do Cairo (http://www.egyptianmuseum.com/)? Aí começam os problemas. Não são todos que podem ou tem condições de ir até o velho continente. Para aqueles que podem, ainda há o problema com a língua.


E a internet com isso? A internet e o mundo virtual nos possibilitam, sem sair do conforto de nossa casa, sem nos deslocar ou investir grande somas, trabalhar a nossa visão e a nossa audição, aliados à nossa emoção e a nossa inteligência.


Aqui começamos a perceber, dadas as nossas condições sociais, como são importantes as lan houses de bairro, os telecentros e os laboratórios de informáticas nas escolas públicas, para o desenvolvimento intelectual de nossa população.


E para aqueles que pensam que a língua é um obstáculo intransponível no mundo virtual, temos tradutores on-line de sites que fazem isso de forma automática, bastando que, para isso, informemos a língua original e a que gostaríamos de obter como resultado da tradução. Um bom exemplo disso é uma extensão feita pela empresa Google para o seu navegador Chrome, chamada Google Tradutor.


A música, por exemplo, pode ser captada e ouvida sem sairmos de casa. Podemos ver vídeos musicais, shows ao vivo, gravações históricas antigas, ouvir rádios, baixar arquivos musicais em diversos formatos (cuidado com a pirataria) mas os sentidos continuam limitados aos aspectos visual e sonoro.


E se quisermos ter acesso a bons livros em nosso aparelho celular ou em nosso computador? Vamos ao sítio do Domínio Público, mantido pelo Governo Federal, http://www.dominiopublico.gov.br/ e podemos obter desde obras de Machado de Assis a poesias de Fernando Pessoa.


E se quisermos aprender? Aprender a fazer arte, por exemplo, do tipo pintura acrílica em tela? Simples, vamos ao site YouTube e buscamos o assunto que nos interessa. Resultado: http://www.youtube.com/results?search_query=aula+pintura+acrilica+em+tela&aq=f


Vídeos e mais vídeos, uns mais superficiais outros mais completos, nos ensinando, passo a passo, como trabalhar com pintura acrílica.

E, de simples admirador, possamos a ser um artista amador iniciante e daí ter de volta a percepção de todos os sentidos aliados à nossa inteligência e às nossas emoções, desenvolvendo técnica e habilidade.


E por falar em vídeos, podemos ter acesso a programas pré-gravados e produzidos para serem vistos no computador, em lojas como a Apple Store do Apple Itunes e também filmes feitos para telas de cinema que são trocados pela net (novamente cuidado com a pirataria).


A internet abre a porta do conhecimento mesmo limitando os sentidos mas proporcionando ótimas experiências visuais e sonoras aos internautas.