quinta-feira, 21 de setembro de 2017
Colunistas / Cantinhos da Bahia
Agapito Paes

CANTINHO DA BAHIA: Barbearia Comercial chega aos 85 anos no Comércio

Próximo ao Plano Inclinado Gonçalves
07/09/2017 às 20:11
  O Cantinho da Bahia de hoje vai para a Barbearia Comercial fundada por João Bonfim, em 1932, ainda nos dias atuais funcionando no mesmo local, esquina das ruas Álvares Cabral com a Pedro Rodrigues Bandeira, próximo do Plano Inclinado, em Salvador. Lá se vão 85 anos.

   Claro que alguns dos barbeiros (lá ninguém usa a palavra cabeleireiro) já partiram para outra esfera espiritual, pero, a senhora Bonfim, viúva de João, ainda é viva e comenda o negócio. 

   Nas cadeiras, atuam a dupla Zizi e Bonfim, este último ressaltando que é natural de Belmonte e não tem parentesco com o ex-dono. Bonfim, o barbeiro, tem 20 anos de casa; e Zizi, mais de 35 anos. Ambos já passam dos 70 anos de idade.

   Conta Bonfim que a clientela da casa é basicamente de pessoas idosas, só homens, o cabelo custa R$20,00 e a barba R$10,00 nos estilos tradicionais. Nada de modelos estilosos. "Nosso clientes são pessoas de idade e que usam o corte normal, que praticamos há anos", revela.

  O mobiliário do local é antiquíssimo, com três bancadas e cadeiras de ferro, ainda confortáveis. Os espelhos são emoldurados na parede do velho casarão onde se situa a Comercial e as penteadeiras têm 4 gavetas, todas de madeira. Tudo simples e bem popular.

   Ainda do tempo de talco no cangote.