Colunistas / Cantinhos da Bahia
Agapito Paes

CANTINHO DA BAHIA, tenda de artesanato de Dezinho no Mercado da Serra

O Mercado de Arte abre todos os dias da semana exceto domingos
30/08/2016 às 11:44
O Cantinho da Bahia de hoje vai para a Tenda de Dezinho no Mercado de Arte Popular Evoá Ferreira, em Serrinha, onde os clientes podem consertar panelas e frigideiras, em alças e remendos, e adquirir produtos de artesanato em palha - chapéus, peneiras, redes, etc - e objetos em gesso e sisal - jarros, abajours, espanadores e outros.

   À frente do pequeno empreendimento está o casal Teodoro Francisco Machado, o Dezinho, e dona Rosina da Silva Machado, idosos, na casa dos 70, avós e bisavós de muitas crianças, morador da Colina das Mangueiras, e que atua no local há anos.

   Dona Rosina é uma artesã de mão cheia e foi quem fez a capa de um dos meus livros "A Rainha Apolônia e o Quilombo do Flor Roxa", com uma escultura em pedra da rainha Apolônia. É uma artesã caprichosa e que trabalho com pequenas pedras polidas.

  Disse ao BJÁ que, no momento, deu uma parada para se dedicar a tenda do Mercado de Arte, ela que dá um jeito em qualquer panela, quer esteja torta e/ou com a alça folgada.

  Então, você indo a Serrinha e/ou ao Mercado de Arte passe na tenda de Dezinho. Tem chapéus de palhas de todos os modelos e tamanhos com preços que variam entre R$10,00 e R$20,00.

   Há também objetos de barro cozido por para cozinha uma comidinha bem natural, um andu; ou um mangalô. O mercado abre todos os dias exceto aos domingos.