Colunistas / Cantinhos da Bahia
Agapito Paes

A tenda de óleo coco do babaçu do "Dr Gilmar" na ladeira de São Bento

Bom vendedor, propagandista como se dizia antigamente, "Dr Gilmar" cativa os clientes.
22/12/2015 às 12:49
 O Cantinho da Bahia hoje vai para "Dr Gilmar", cidadão que tem seu cantinho de vendas de óleo de coco do babaçu - e derivados - há 16 anos no topo da Ladeira de São Bento, Salvador. Diz com a sabedoria que Deus lhe deu para ser bom propagandista: "São 16 anos neste ponto e não 16 dias e quem compra sabe a qualidade dos nossos produtos, óleo bom para espinhela caída, dor nas juntas, remautismo, artrose e muito mais".

   "Dr Gilmar" é o nome popular que o povo lhe deu. Seu nome na vera é Gilmar Deogrades Soares, baiano de Salvador, vendedor de uma lábia admirável e que, com sua pequena tenda onde vende o óleo de coco babaçu, o sabonete e o pó natural do mesmo coco é dessa maneira que sustenta a familia, sem sobressaltos, sem crise.

   Mostra para o BJÁ que o sabonete é uma maravilha e serve para micose, coceira em qualquer parte do corpo, ardidos na pele, não fica nada e tudo é limpo. Já o pó é só dissolver um pouco na água ou no leite e não fica lombriga na barriga de ninguém, até solidária ele põe pra fora. 

   "Depois que a pessoa toma há um sobe e desce na barriga e sai tudo", confessa "Dr Moraes" dizendo que seus produtos são importados diretamente do mercado de Belém doPará, tudo da melhor qualidade, sendo 3 tubinhos de óleo custando R$10,00 o pó e o saboine a R$15,00. 

   NAS PESQUISAS

   Estudos científicos apontam que o óleo de coco babaçu tem proriedades anti-inflamatórias, antioxidante, analgésica, estimulante do sistema imunológico e inibidor viral

  A amêndoa do babaçu é altamente rica em fibras, além de sais minerais, amido e enzimas. Já a polpa desta planta é de característica farinácea e oleosa, é dela, mas principalmente das amêndoas – que concentram cerca de 60% do mesmo – que se extrai o poderoso óleo de babaçu. 

   Este óleo de característica fina possui propriedades semelhantes ao óleo de dendê, velho conhecido da culinária brasileira, e também pode ser utilizado de forma parecida ao dendê, mas também é empregado com fins cosméticos.

   Usos e benefícios do óleo

   O óleo do coco de babaçu serve como matéria prima de base para a indústria na fabricação dos sabões de coco, shampoo, sabonete, cremes lubrificantes, detergentes, remédios e óleo para queimar em lamparinas. Na parte de alimentos ele pode ser utilizado como óleo comestível substituindo o óleo de soja, milho e girassol para frituras tradicionais, além de ser utilizado na fabricação de margarina. 

  O óleo também é utilizado no preparo de biocombustíveis. E, como na planta, nada relacionado ao óleo deixa de ser aproveitado, até mesmo a torta que sobra da prensagem é utilizada como ração animal e isca na pesca do camarão do tipo de água doce.

O óleo já foi utilizado em pesquisas com pessoas portadoras do vírus HIV e com certo tempo de aplicação foi notado um aumento no número de linfócitos CD4 e CD8 o que fortalece o sistema imunológico. O óleo ainda diminuiu o risco da transmissão do vírus através do leite materno para as crianças com mães soro positivas, já que atua como antiviral.